Campus e Comunidade

Alumnus do Técnico vence prémio de energia renovável com tese de 20 valores sobre hidrogénio verde

Leonardo Vidas, mestre em Engenharia e Gestão da Energia pelo Técnico, é autor da tese de mestrado vencedora do Prémio APREN de 2024.

“O Leonardo está no top 1% dos melhores alunos que tive no decurso da minha longa carreira de professor”, diz Rui Castro, professor do Técnico. E o caso não é para menos – o seu orientando, Leonardo Vidas, venceu o primeiro lugar do Prémio da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) de 2024, com uma tese dedicada ao hidrogénio verde, no âmbito do Mestrado de Engenharia e Gestão da Energia que frequentou no Técnico. O resultado foi anunciado numa cerimónia realizada pela APREN no hotel EPIC SANA Marquês, a 23 de fevereiro.

“É uma honra receber este prestigioso prémio, que me deixa naturalmente muito satisfeito e orgulhoso da investigação e do trabalho que desenvolvi”, conta Leonardo, autor de ‘Optimal sizing of solar/wind-to-hydrogen systems in a suitable selection geospatial framework – the case of Italy and Portugal’. Avaliada com nota máxima, esta tese de mestrado visou obter os locais elegíveis para a instalação de sistemas de energias renováveis dedicados à produção de hidrogénio verde, nos territórios onshore e offshore de Itália e Portugal. Procurou também identificar as configurações ótimas destes sistemas que, segundo o estudo feito, podem minimizar o custo de produção em 70%, traduzindo-se numa poupança anual de milhões de euros.

Para Rui Castro, a atribuição do prémio é justificada por vários fatores, como “a profundidade científica e o rigor da análise, a utilização de modelos sofisticados do comportamento dos sistemas e a obtenção de resultados de utilidade indiscutível para as entidades envolvidas no setor da energia, ao nível do que de melhor se faz no mundo académico e empresarial”. De acordo com os critérios elencados pela APREN, o trabalho foi escolhido tendo em conta o potencial e relevância do tema, a robustez técnica e científica, a qualidade do documento, a apresentação submetida e a apresentação oral feita numa fase final do processo.

“O Técnico desafiou-me inúmeras vezes em várias vertentes, contribuindo para o desenvolvimento de uma mentalidade curiosa mas crítica, exploradora mas resiliente”, partilha Leonardo, atualmente inserido na equipa de técnicos especialistas em Energias Renováveis e Hidrogénio Verde de uma grande empresa do setor energético. “Descobri o Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia que, pela versatilidade e modernidade que apresentava, me interessou bastante”, acrescenta, referindo que foi graças a este curso que viria a escrever a sua tese, durante um período de Erasmus em Milão. Depois de um percurso académico que descreve como “não-linear e incomum” e que o levou a frequentar uma licenciatura na área da engenharia naval e outra em Engenharia Mecânica, o aluno diz-se “grato a todos os colegas, mentores e Professores que [o] ajudaram nesse processo”.

O Prémio APREN incide sobre teses de mestrado e doutoramento cujo tema esteja relacionado com a eletrificação direta e indireta com base em recursos de origem renovável, nomeadamente nas áreas da sua produção, distribuição, gestão e regulação, mercado e consumo, abrangendo os aspetos científicos, tecnológicos, financeiros, económicos e ainda outros que promovam a descarbonização de forma sustentável.