Aluno de Física vence Prémio Professor Abreu Faro

O vencedor foi escolhido por entre os melhores alunos de doutoramento das áreas de Telecomunicações, Eletrónica e Computadores.

Paralelamente às celebrações do Dia do Técnico, decorreu esta terça-feira, a entrega do prémio que se assume como um tributo a um grande nome da instituição: o professor Abreu Faro.  A edição do biénio 2015/2016 teve como vencedor um aluno do Departamento de Física, Richard Brito.  O objetivo da iniciativa é distinguir o melhor dos melhores alunos de doutoramento das áreas das Telecomunicações, Eletrónica e Computadores.  Além do primeiro prémio foram ainda entregues duas menções honrosas aos alunos Eduardo Alves e Pedro Casau.

O prémio Professor Abreu Faro  pretende “distinguir o mérito e perpetuar o nome deste grande homem”, lembrou professora Isabel Trancoso, uma das responsáveis pela direção do prémio e membro do júri.  “O professor Abreu Faro foi um dos professores mais marcantes da escola, um grande mestre, cujo talento, extravasou em muito os limites da docência”, afirmou ainda a professora, no pequeno discurso que antecedeu a entrega dos prémios.

Estiveram presentes na cerimónia além da professora Isabel Trancoso, o presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira, o Professor Luís Lemos Alves, presidente do departamento de Física, o professor Leonel Sousa, presidente do departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e a engenheira Luísa Mendes da ANACOM, a patrocinadora do prémio.

A escolha envolveu um trabalho árduo, pela “excecionalidade” que revestia nos  29 trabalhos a concurso,” ao nível das melhores faculdades internacionais” partilhou o júri. Richard Brito, o vencedor do prémio, acredita exatamente “que a decisão tenha sido muito complicada”, facto que só aumenta o seu “orgulho em receber este prémio”. O evento terminou com uma palestra a cargo do aluno premiado acerca da tese que o levou à vitória.

Foram várias as vezes que durante a sessão, os presentes evocaram que estava ali a “materializar-se o sonho do professor Abreu Faro”, simbolicamente num anfiteatro que tem o seu nome, e na data em que foi sepultado.