Professor Manuel Abreu Faro deixou-nos há 20 anos

A 22 de maio de 1999 morria uma das personalidades mais marcantes da segunda metade do século XX, um dia antes do 88.º aniversário da fundação da Escola que marcou para sempre.

Os anos passam, mas o legado e a inspiração ficam. Duas décadas depois sobre a data da morte de um dos mais icónicos docentes do Técnico, o professor Manuel José Castro Petrony de Abreu Faro, conseguimos ver com  ainda maior nitidez o motor que foi para Ciência em Portugal, o legado que deixou e a inspiração que representou para tantos alunos da escola.

Entre tantos marcos de uma carreira notável destacam-se factos e cargos como:  ter sido o primeiro professor catedrático de Telecomunicações do Instituto Superior Técnico; co-fundador do Complexo Interdisciplinar e fundador do Centro de Eletrodinâmica do Instituto Superior Técnico; vogal representante do Ministro da Educação Nacional na comissão interministerial do Secretariado Técnico da Presidência do Conselho para a preparação do Plano Intercalar de Fomento ; ter assumido o cargo de vice-presidente e presidente do Instituto de Alta Cultura; exercido o cargo de subsecretário de Estado da Administração Escolar; e ainda membro da Academia das Ciências e também presidente da entidade. Foi no exercício de algumas destas funções que deu um contributo incontestável para a criação das modernas bases da Ciência em Portugal.

Recordado pelo entusiasmo, a energia, a facilidade de comunicação, a empatia, a paixão pelo que ensinava e o modo cativante como o fazia, o professor é lembrado por muitos como “um dos mais extraordinários docentes do Técnico”.

Várias foram as ocasiões em que o Instituto Superior Técnico, onde lecionou até à sua jubilação em 1993, lhe prestou homenagem, nomeadamente através da edição de um livro sobre a sua carreira ímpar, e na imposição do seu nome ao Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar- uma das suas grandes obras.  Neste dia em que se assinalam os 20 anos sobre o seu funeral, a escola não esquece o professor de telecomunicações que foi e ainda é um “role model” para várias gerações de docentes e engenheiros.