Aluno do Técnico é um dos finalistas de concurso da NASA

O concurso da NASA realiza-se em mais de 200 cidades do mundo, tendo sido esta a primeira vez que Lisboa participa.

Um dos dois prémios globais do Space Apps Challenge Lisboa, organizado pela agência espacial norte-americana- NASA– foi entregue  ao aluno do mestrado em física do Instituto Superior Técnico, Abhishek Gupta. O aluno do Técnico foi um dos participantes que se distinguiu nesta fase da competição, passando a constar do grupo de selecionados que estão apurados para a ronda final da competição. Durante 48 horas em cidades de todo o planeta, cerca de 25.000 participantes iam respondendo a desafios de robótica, visualização de dados, hardware, design ou qualquer outra área, rumo a soluções que possam ajudar a mudar o mundo

Abhishek Gupta desenvolveu uma aplicação para telemóvel que permite a troca de informações em tempo real, ligando comunidades, autoridades e equipas de proteção em situações de inundação repentina. Para chegar até esta ideia inspirou-se numa situação vivenciada pela sua família: “a devastadora enchente de julho de 2013 e 2008, em Bihar, na Índia, onde a minha família estava e da qual também foi vítima”, partilha o jovem indiano. Nessa altura percebi o quão facil é a natureza  levar centenas de vidas e do quão perigosa pode ser”, acrescenta, frisando como a “tecnologia pode ajudar a minimizar estes acontecimentos”.

“RAHAT”, o nome da aplicação, é uma plataforma direcionada para pessoas vulneráveis a nível económico e a desastres naturais, permitindo a comunicação entre as vítimas, os voluntários e as equipas de salvamento. O jovem estudante assume a “importância” que na sua ótica este projeto tem para pessoas, sendo a sua maior motivação “a melhoria das condições da população do meu país”, que tanto precisam destes “presentes da tecnologia”. É meu objetivo fazer “algo de que toda a humanidade pode beneficiar”, acrescenta.

Gupta fez um vídeo onde fala sobre o projeto, sujeito à votação do público por um breve período de tempo. Além desta votação aberta ao público que irá determinar um vencedor, outras categorias como o melhor uso de dados, a utilização de hardware ou a ideia mais inspiradora serão premiadas. Os resultados destas decisões serão conhecidos na próxima semana.

O aluno do Técnico afirma que para ele é “uma honra estar a representar Portugal nesta competição”. Uma experiência que recomenda a todos os alunos do Técnico “principalmente aos mais entusiastas”, “por ter a oportunidade de explorar e enriquecer os conhecimentos individuais de cada um”.