Aluno do Técnico integra programa “Seeds for the Future”

Francisco Machado é um dos dez jovens portugueses selecionados para o programa da Huawei destinado aos melhores alunos de Engenharia Eletrotécnica e de Comunicações, Informática e outras áreas relacionadas com tecnologia.

Francisco Machado é aluno de Engenharia de Telecomunicações e Informática no Técnico, tem ascendência  chinesa e talvez também por isso um imenso interesse pela cultura asiática. O pai aguça-lhe ainda mais a curiosidade sobre este povo contando-lhe histórias diversas. Tudo isto seriam detalhes isolados acerca de um jovem curioso e adepto da tecnologia, mas assumiram-se como fatores que influenciaram o aluno do Técnico a concorrer ao programa “Seeds for the Future” da Huawei. Esta iniciativa da maior multinacional de telecomunicações e equipamentos para redes do planeta visa proporcionar aos melhores estudantes universitários portugueses das áreas de Engenharia Eletrotécnica e de Comunicações, Informática e outras áreas relacionadas, uma experiência em Pequim e na sua sede em Shenzhen. Foram dez os jovens portugueses contemplados com a oportunidade, e um deles é Francisco Machado. E foi a partir de Pequim, embrenhado no meio da aprendizagem e da inovação que o aluno do Técnico partilhou a riqueza da experiência e o quanto está grato pela mesma.

Francisco Machado chegou ao aeroporto de Beijing, no passado dia 20 de julho,depois de uma longa viagem de quase 20 horas. Durante o fim de semana o grupo de alunos portugueses ao qual se juntaram depois os alunos do Brasil, Vietname e Tunísia, teve oportunidade de conhecer as principais atrações turísticas da cidade de Pequim. Durante a semana seguinte a rotina passou principalmente por aulas e pelo estudo intensivo da língua chinesa, apesar da segunda-feira ter sido reservada para uma visita ao showroom da Huawei, “onde nos foram apresentadas algumas tecnologias que estão a desenvolver e ao qual se seguiu um jantar com o Embaixador de Portugal e o CEO da Huawei, Chris Lu”, relata o aluno do Técnico. “Foi uma experiência incrível, algo saído de um filme”, assinala de seguida.

Quando nos respondeu ao e-mail Francisco Machado estava de partida para Shenzen, onde será proporcionado ao grupo uma experiência de aprendizagem mais virada para a área das Telecomunicações e Informática. Por isso e para já  quando descreve a experiência tem apenas alguns comentários  a fazer sobre a cidade e o ritmo agitado da mesma: o preço acessível dos transportes, a forma ordeira como se formam filas no metro, e o facto de “em todo o lado ser possível pagar através do telemóvel usando QR codes”. “Até as senhoras que vendiam fatias de melão nas ruas o tinham”, comenta o aluno do Técnico.

Para a fase mais empolgante da experiência Francisco Machado tem imensas expectativas e muitos motivos para tal. Os alunos terão oportunidade de conviver com o ambiente único de uma empresa de alta tecnologia, globalmente reconhecida, interagindo com conceituados engenheiros, assistindo à demonstração de várias soluções inovadoras, e ainda experienciando atividades práticas na sede da Huawei, numa aventura que termina no dia 3 de agosto. Porém, o aluno do Técnico espera que a ligação com a tecnológica chinesa não se fique por aqui: “fiquei com uma boa impressão da Huawei. É uma empresa muito grande e cada vez mais presente no mercado português”, assinala o aluno de Engenharia de Telecomunicações e Informática. “Os alunos brasileiros são quase todos estagiários na empresa e deram-me ótimos feedbacks”, partilha ainda. Quando regressar promete ter mais detalhes para nos contar.