Alunos do Técnico no Top-3 do EDP University Challenge 2020

A equipa orientada pelo professor Rui Henriques foi uma das finalistas do concurso com o projeto “Vehicle Smart Grid based on a Multi-Agent System”.

Como bons alunos do Técnico que são Daniel Marques de Castro, Miguel Trinca e João Aparício da Costa não foram capazes de resistir ao desafio que lhes foi lançado pela EDP no decorrer da cadeira de Agentes Autónomos: participarem na edição de 2020 do EDP University Challenge. “O desafio entusiasmou-nos. Partimos para um brainstorm e implementámos simulações no contexto da uc [unidade curricular] para avaliar a viabilidade da nossa proposta. Nesse momento, decidimos avançar com um projeto em Vehicle Smart Grids”, recorda Miguel Trinca. O caminho até à vitória seria laborioso, mas recompensador, acabando a equipa por ser escolhida como uma das 3 vencedoras do final nacional do concurso.

A equipa orientada pelo professor Rui Henriques, docente do Técnico e investigador do INESC-ID, conquistou um cheque de 1200 euros, com o orientador do projeto a ser também distinguido com 400 euros. “Acreditámos que a nossa ideia era potencialmente interessante e a sua concretização viável, mas receber o reconhecimento de experts da EDP, a mais importante empresa no setor, é um ótimo sentimento”, declara Daniel Castro, demonstrando o orgulho que domina a equipa. Para além do prémio monetário, o grupo de alunos teve acesso direto à final global deste programa, que se realizou no passado dia 29 de outubro, competindo diretamente com os seis finalistas das edições da EDP Brasil e da EDP Renováveis.

Na origem desta distinção está a inovação presente no projeto “Vehicle Smart Grid based on a Multi-Agent System”. A proposta apresentada pelo grupo de alunos do Técnico “pretende mostrar que é possível gerir o custo associado às estações de carregamento de carros elétricos, otimizando o número de estações de carregamento em tempo-real e o tempo de espera para carregar um carro numa estação”, tal como explica João Aparício da Costa. “Com este produto será possível gerir o consumo energético através de um sistema energeticamente eficiente e sustentável”, adiciona ainda o aluno. Com o avançar do projeto, a equipa desenvolveu mesmo o conceito da aplicação que permite, através de um sistema de recomendação, fazer esta gestão de forma automática.

O mote da edição deste ano do EDP University Challenge  foi a sustentabilidade. Aliás, para a equipa do Técnico o carácter sustentável, eficiente, mas também inovador da solução, e a forma como a ideia foi apresentada, terão sido diferenciadores nesta exigente competição. O projeto “made in Técnico” foi inicialmente escolhido entre as 50 melhores ideias a concurso, e sendo sucessivamente selecionado nas várias eliminatórias, atingido a final, em conjunto com as equipas da Universidade do Algarve, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Minho.

Ao disputar a final internacional, os alunos do Técnico tinham os pés “bem assentes na terra”, estando conscientes do valor e competência das equipas adversárias. Mesmo não tendo sido o projeto vencedor, a equipa terminaria a competição com inúmeros os elogios ao projeto apresentado.

Relativamente ao futuro, a hipótese de levar este projeto para o mercado está em cima da mesa e na cabeça destes jovens talentos. “Precisamos, no entanto, de alguns dados que não temos acesso atualmente, como informação sobre os carregamentos realizados ao longo dos postos de carregamento. É possível que com o prémio e os contactos certos, a ideia possa ganhar asas”, revela Daniel Castro.

Este concurso é uma iniciativa internacional da EDP para jovens do ensino superior em Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália e Bélgica, e tem como objetivo estimular os estudantes a aplicar os seus conhecimentos académicos no desenvolvimento de um projeto focado num tema relacionado com o Grupo EDP.  João Aparício da Costa não tem dúvidas de que “há uma sinergia de mais-valias para nós participantes, as instituições de origem, e para a EDP neste concurso”. “Primeiramente, ganhamos experiência real – é necessário lidar com tarefas não só baseadas em engenharia e programação, mas tarefas ao nível da recolha de dados, gestão económica e financeira”, salienta o aluno do Técnico. A equipa considera que estas iniciativas são também “uma excelente maneira de fazer contactos com key partners na indústria e até jovens empreendedores de outras nacionalidades”. “Temos também acesso a ofertas exclusivas pela empresa e somos expostos a oportunidades que nos eram desconhecidas”, sublinha, por fim, João Aparício da Costa.