Equipa do Técnico vence University Challenge da Cisco

O grupo de alunos Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática bateu as equipas da Universidade de Nova de Lisboa e da Universidade do Minho.

Um grupo de alunos da Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática(LETI) venceu o University Challenge de cibersegurança, organizado pela Cisco no seguimento das comemorações da abertura do novo centro Customer Experience (CX) em Lisboa e da consequente expansão da Cisco Portugal. A equipa constituída por João Carmo, Bernardo Valente, Daniel Gomes e Francisco Machado juntou-se para competir no desafio de cibersegurança e destacou-se das restantes equipas em competição pertencentes à Universidade Nova de Lisboa e à Universidade do Minho.

A competição desdobrou-se em três etapas como explica o aluno João Carmo: “uma primeira, que consistia num quiz (kahoot) sobre a história da CISCO; a segunda, e a mais importante que se prendia com a análise de várias capturas feitas com o Wireshark (cada captura estava relacionada com um protocolo/ataque específico) e posterior resposta a algumas perguntas sobre a análise feita; e por último, um elemento de cada grupo fez uma breve apresentação sobre o trabalho realizado”.

A equipa do Técnico distinguiu-se das demais e na opinião de João Carmo este facto prende-se com os conhecimentos detidos: “penso que a nossa equipa, por ser da área de redes, tinha já bastantes conhecimentos adquiridos previamente. Para além disso, tínhamos as bases necessárias para aprender novos protocolos e/ou tecnologias rapidamente”. “Contudo, a competição foi renhida pois outras equipas demonstraram que tinham skill sets semelhantes aos nossos”, assinala ainda assim.

Pela vitória, cada elemento da equipa venceu um iPad e, também, alguma prática numa área cada vez mais em voga. “Esta experiência é, sem dúvida uma mais-valia, especialmente para quem pretenda seguir uma carreira na área”, assinala João Carmo.