Campus e Comunidade

Alunos do Técnico vencem Desafio i4.0

A equipa constituída por três membros da JUNITEC alcançou o primeiro lugar na hackathon que integrou a Cimeira Empresarial da COTEC.

Os estudantes do Técnico Jorge Palha, aluno de Engenharia Aeroespacial, Simão Nunes, aluno de Engenharia Informática e de Computadores, e João Ramiro, aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, integram a equipa que alcançou o primeiro lugar do Desafio i4.0. A equipa também constituída por Hugo Mendonça, aluno da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto recebeu o prémio de melhor modelo de gestão empresarial da mão do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhando acesso direto à maior cimeira de IoT (Internet of Things) do Mundo, em Barcelona.

A hackathon que decorreu no âmbito da cimeira empresarial da COTEC estendeu-se ao longo de 24 horas e contou com a participação de cerca de 70 estudantes. O desafio tinha como objetivo promover a Indústria 4.0 junto do meio académico, através da aprendizagem e utilização da plataforma SAS para a transformação de dados industriais em inteligência. A equipa vencedora foi desafiada a participar no evento pela Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico (JUNITEC) – da qual os três alunos do Técnico fazem parte. “Aceitamos desafio devido a duas grandes vertentes desta competição: a possibilidade de entrar num mundo totalmente novo para nós e que, certamente será fulcral no futuro, a indústria 4.0”, recorda Jorge Palha, porta-voz da equipa.  “Este estímulo pelo desconhecido e a sede de aprender mais foram fatores preponderantes para a nossa ida até Vila Nova de Famalicão. Além disso, a vontade de testar alguns dos nossos limites, como a perseverança e gestão da pressão, fez com que decidíssemos participar”, adiciona.

As várias equipas foram desafiadas a analisar vários dados, detetar determinados padrões que fossem capazes de solucionar os dois case studies propostos, apresentando, por fim, a melhor forma de o cliente atingir o que era pretendido nos mesmos. “A estratégia da nossa equipa assentou na confiança que todos os membros tinham uns nos outros e, portanto, decidimos designar cada case studie a 2 membros. Definimos limites de tempo de trabalho, isto é, ao fim de cada 4 horas intensivas de trabalho a pares, parávamos e discutíamos o progresso em equipa e definíamos novos caminhos e abordagens a tomar daí em diante”, conta o porta-voz da equipa. Este tipo de abordagem havia sido recomendada à equipa por um dos mentores da competição, e Jorge Palha acredita que a mesma teve um papel determinante na vitória alcançada. “Por fim, focamos a nossa apresentação na solução a indicar ao cliente, isto é, apesar de termos analisado milhares de dados, decidimos dar ênfase aos resultados mais relevantes e discuti-los, de forma a apresentar a melhor solução para o cliente tomar”, partilha ainda o aluno do Técnico.

No segredo do sucesso foram também cruciais as soluções apresentadas. “Ao contrário das restantes equipas, que se focaram em apresentar os vários dados tratados de várias formas, decidimos guiar os nossos resultados diretamente ao objetivo do cliente, isto é, não perder tempo com dados, que provamos serem irrelevantes para o resultado”, vinca Jorge Palha. Assim, e fazendo essa boa gestão do tempo disponível, a equipa conseguiu analisar, discutir e apresentar as melhores soluções para o cliente, as mesmas que permitiram arrecadar o primeiro lugar da competição. A dificultar toda esta capacidade de gestão de tempo e distribuição do trabalho em equipa esteve o cansaço inerente a 24 horas de competição. “Contudo, o espírito de companheirismo, entreajuda e a boa disposição foram essenciais para conseguirmos levar este barco a bom porto”, assinala o porta-voz da equipa, confessando que “a noite sem dormir, foi facilmente esquecida a partir do momento que nos saudaram como vencedores”. O prémio foi entregue à equipa pelo próprio presidente da República, algo que sem dúvida ficará na memória destes alunos.

Ultimamente têm sido vários os prémios arrecadados por membros da JUNITEC, algo que para Jorge Palha é facilmente justificado: “este prémio, tal como todos os outros, refletem os três pilares pelas quais a nossa júnior empresa se rege: Aprender, Inovar e Empreender”.  “Muito do que somos hoje devemos à JUNITEC que sempre nos deu todas as ferramentas necessárias para crescermos e para nos desafiarmos a nós mesmos todos os dias”, complementa.

A equipa venceu uma ida a Barcelona para fazer parte do IoT Solutions World Congress, um dos maiores eventos na área da Internet das Coisas, onde além de palestras com conceituados especialistas, os jovens aproveitarão para fazer networking. “Será o apogeu deste esforço que nos abrirá muitas portas, pois não só estaremos em contacto com tecnologias emergentes na indústria, mas também porque teremos a oportunidade de trazer futuras parcerias para a nossa Júnior Empresa”, antecipa Jorge Palha.