Ambientes extremos, cosméticos e gastronomia em discussão na Semana da Bioengenharia

Atividades decorreram de 22 a 26 de abril e foram organizadas por estudantes do Técnico da área da Bioengenharia.

Diogo Silva considera “perfeito e necessário” que os estudantes do Técnico “sejam capazes de organizar atividades desta envergadura”. O estudante do Mestrado de Engenharia Informática e de Computadores acabara de sair de um debate onde se discutiu a utilização de ferramentas de inteligência artificial, inserido no programa da 9.ª edição da Semana da Bioengenharia. Para além deste debate, o evento, organizado por estudantes de diversos cursos do Instituto Superior Técnico ligados à Bioengenharia, entre 22 e 26 de abril, disponibilizou palestras, workshops, uma visita a um laboratório e uma feira de empresas.

A especializar-se em bioinformática e ao saber da existência do debate sobre IA em bioengenharia no calendário do evento, Diogo Silva achou que faria sentido “vir ver onde isto está a ser usado”. Louvando “o facto de haver jornadas para cada curso”, o estudante considera que estas são “das melhores coisas que os núcleos de estudantes têm para oferecer” aos colegas. “É uma oportunidade de ficar a conhecer empresas, investigação, o ‘estado da arte’ de cada assunto”, remata.

A variedade de temas abordados ao longo desta semana atraiu estes e muitos outros estudantes à Semana de Bioengenharia. Entre outros temas, discutiu-se biologia em ambientes extremos, o papel dos biocombustíveis no futuro da indústria energética, os bacteriófagos – “vírus que curam”, atacando bactérias –, a viabilidade da incorporação de microalgas na gastronomia e os uso dos micro-organismos na cosmética.

Marta Martins assistiu a estas três últimas palestras. Numa paragem entre bancas na feira de empresas, a aluna do 2.º ano da Licenciatura em Engenharia Biológica explica que  queria tentar ouvir sobre diferentes ramos do seu curso para descobrir “o que fazer no mestrado”. Por sua vez, Beatriz Mota, no 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Biomédica, veio à feira de empregos “para conhecer um bocadinho mais sobre o mercado de trabalho nesta área”, procurando oportunidades para estágios de verão.

A fechar o calendário da 9.ª edição da Semana da Bioengenharia – e porque a ciência também é para isso – o Clube de Cervejeiros do Técnico conduziu um workshop no qual apresentou o processo de produção de cerveja, explicando processos de bioquímica num ambiente descontraído.