“Re-imaginar a Educação” com Anant Agarwal

Técnico - Campus Alameda

No próximo dia 15 de novembro, pelas 15h00, terá lugar o evento “Re-imaginar a Educação” com a apresentação de Anant Agarwal no Salão Nobre do Pavilhão Central.

Anant Agarwal, empreendedor bem sucedido e pioneiro na arquitetura de computadores, é o CEO da edX, uma plataforma de ensino universitário a distância fundada por Harvard e pelo MIT. É Professor de Engenharia Elétrica e Informática no MIT e já ocupou o cargo de diretor na CSAIL e no Laboratório de Informática e Inteligência Artificial do MIT. Como resultado do seu trabalho, ganhou inúmeros prémios nas áreas da arquitetura de computadores, do ensino e do movimento dos MOOC. Em 2004, atingiu um Recorde Mundial do Guinness para a maior série de microfones acústicos. Em 2011, o seu trabalho sobre computação orgânica foi reconhecido pelo Scientific American como uma das ideias com maior potencial para mudar o mundo e em 2012 foi nomeado para a lista dos 15 melhores inovadores educacionais da Forbes.

Os cursos MOOC Técnico são cursos abertos online que oferecem formação online gratuita, certificada e de qualidade, com conteúdos credíveis, relevantes e atuais. Todas as pessoas, que tenham interesse em aprender ou atualizar os seus conhecimentos sobre as mais diversas áreas, se podem inscrever e participar nos cursos MOOC Técnico. A plataforma MOOC Técnico, criada com base em Open edX, lançou o seu primeiro curso em outubro de 2016 e já conta com cerca de 3400 utilizadores inscritos!

Entre 2016 e 2017 foram lançados seis cursos, sendo três deles reedições. Até ao final de 2017 prevê-se o lançamento de dois novos cursos, um sobre Valores Próprios na área científica de Matemática e outro sobre Eletromagnetismo na área científica de Física. Atualmente estão em fase de desenvolvimento sete novos cursos que serão lançados em 2018. Os cursos MOOC Técnico têm atingido excelentes resultados quando comparados com outros projetos e iniciativas internacionais neste âmbito.

Inscrições e mais informações sobre os cursos MOOC Técnico.

15h00 – Apresentação “Re-imaginar a Educação”
Anant Agarwal – CEO da edX e Professor de Engenharia Elétrica e Informática do MIT

15h45 – Debate, Perguntas & Respostas

16h00 – Apresentação MOOC Técnico: “Primeiro ano de cursos em revista”
Ana Moura Santos – Coordenadora do projeto MOOC Técnico e Professora do Departamento de Matemática no Instituto Superior Técnico

16h30 – Encerramento

Convidam-se todos os tutores e participantes dos cursos MOOC Técnico e toda a demais comunidade interessada para assistir a este evento.