António Guterres galardoado com prémio Carlos Magno

O antigo aluno do Técnico recebe hoje a prestigiada distinção internacional pelo papel que tem desempenhado na defesa dos valores europeus.

O secretário-geral das Nações Unidas e antigo aluno do Técnico, engenheiro António Guterres, recebe hoje, 30 de maio, o prémio Carlos Magno, tornando-se o primeiro português a obter o prestigiado galardão internacional, atribuído desde 1950 a personalidades que tenham contribuído para a unidade do continente europeu.

Apesar da atribuição do prémio já ter sido anunciada em janeiro passado, é hoje que o mundo se prepara para aplaudir de novo o atual secretário-geral das Nações Unidas por ser “um destacado defensor do modelo europeu de sociedade, do pluralismo, tolerância e diálogo, de sociedades abertas e solidárias, do fortalecimento e consolidação da cooperação multilateral”, como o define o comité  que atribui o galardão. O antigo aluno do Técnico junta-se assim à prestigiada lista de premiados onde constam nomes como Winston Churchill, Robert Schumann, Jacques Delors, Bill Clinton, Jean-Claude Juncker, Angela Merkel e os papas Francisco e João Paulo II.

A atribuição do prémio estará a decorrer por esta hora,  e à noite os convidados participarão num jantar em homenagem ao secretário-geral das Nações Unidas, na localidade de Aachen, a cidade escolhida por Carlos Magno (742-814) considerado por muitos como o “pai da Europa”. O discurso laudatório ficará a cargo do rei de Espanha, Felipe VI, e a cerimónia conta com a participação de ilustres personalidades nacionais e internacionais como o  primeiro-ministro António Costa, Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, e o rei Juan Carlos de Espanha – também ele já distinguido em 1982.

Além de uma medalha, o galardão entregue ao engenheiro António Guterres contempla um pergaminho e o simbólico montante de 5.000 euros.