Ao longo de cinco dias de acolhimento, Técnico recebe quase dois mil estudantes

Estudantes que participaram em atividades de acolhimento incluem 1167 de licenciatura, 125 de mestrado e 603 de mobilidade internacional.

Junto aos campos de ténis do campus Alameda, Manuel e Sancha fazem um balanço da semana, abrigados do calor sob a aba de um chapéu de sol. “Nota-se que os novos estudantes estão bastante entusiasmados por estarem cá”, diz o primeiro enquanto repõe um balcão com garrafas de água e barrinhas de cereais de forma a perfazerem um retângulo ordeiro. Sancha, que participa pela primeira vez na organização do acolhimento aos novos estudantes do Técnico, comenta que ao quinto dia do evento já começam a reconhecer algumas caras. “São pessoas que já vieram várias vezes aos convívios do final do dia e que começam a perceber que o ambiente da Escola não é ‘rígido’ como pensavam”, afirma. Enquanto membros da Associação de Estudantes do Técnico, os dois são responsáveis nesse dia pelo posto de abastecimento a meio do percurso feito por todos os novos estudantes no âmbito da Semana de Acolhimento.

No último dia dessa Semana, tiveram lugar as sessões de apresentação das licenciaturas em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia de Materiais e Engenharia Informática e de Computadores. Nestas, os novos estudantes ficaram a conhecer o coordenador e os docentes do seu curso, bem como o tutor que lhes foi atribuído para acompanhar o seu desempenho académico. Porém, da parte da manhã e ainda antes destas sessões, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes espaços onde irão estudar nos próximos anos.

Num pátio do Pavilhão Central, os recém-chegados conheceram os mentores que os acompanharam no restante percurso (e que auxiliarão a sua integração na vida académica durante os próximos meses). Enquanto aguardava pela sua vez na fila, Maria Inês conta que “desde pequena que nunca quis ser médica ou cabeleireira. Sempre gostei muito de computadores, telemóveis e tecnologia”. Soube desde cedo que queria dedicar-se a estas áreas e um primeiro contacto com uma disciplina de Programação durante o 12º ano solidificou esse interesse. Meses depois, a aluna entrava em Engenharia Informática e de Computadores. Conta que sempre teve o Técnico como referência, tanto que o seu objetivo no secundário “foi conseguir entrar aqui”.

Mais à frente no percurso, após o posto de abastecimento, encontra-se a Feira de Núcleos de Estudantes, onde estudantes mais velhos apresentam as atividades que os próprios dinamizam em grupo. Matilde, na banca de uma destas iniciativas estudantis, aguarda a oportunidade para receber o próximo grupo de recém-chegados ao Técnico. Está satisfeita com o entusiasmo que estes trouxeram – “as pessoas mostram-se muito recetivas em ouvir-nos e em conhecerem o trabalho que os núcleos têm desenvolvido”, observa. Considera que “o perfil de estudante que vem para o Técnico é o de alguém muito motivado, alguém que quer ser bom não só nas aulas mas também nas atividades extracurriculares”.

Constança é exemplo disso – entrou para o primeiro ano de Engenharia de Materiais e, em simultâneo, está “interessada no desporto académico” porque pratica voleibol. Explica que escolheu o Técnico porque “é uma faculdade com muito sucesso e que dá saída para muita coisa”. A Semana de Acolhimento mostrou-lhe que “as pessoas no Técnico são muito abertas e simpáticas”, dizendo-se entusiasmada para o começo efetivo das aulas.

Após cinco dias de acolhimento, os novos estudantes, mentores, guias, professores e demais intervenientes da comunidade do Técnico mostraram a dedicação de que dispõem para enfrentar o ano letivo que se avizinha. Com uma Semana de Acolhimento que termina, começa também uma nova fase repleta de desafios que, com a ajuda dos seus tutores e mentores, os novos estudantes conseguirão certamente superar.

O acolhimento terminará na segunda feira, com as boas vindas a serem dadas a todos os estudantes do campus Alameda, às 13h em frente ao Pavilhão Central.