Apresentação de novo protótipo do Formula Student Lisboa enche Salão Nobre do Técnico

Formula Student Lisboa apresentou o FST 12, veículo elétrico e autónomo que levará às competições Formula Student na próxima época.

O átrio do Pavilhão Central, no Campus Alameda, denunciava pela manhã a revelação que teria lugar, num Salão Nobre repleto, ao final da tarde: vários carros desenvolvidos pelo Formula Student Lisboa (FST Lisboa), ao longo dos seus 20 anos, estiveram expostos durante todo o dia do Rollout FST 12, a 21 de junho.

Num evento em formato híbrido, a equipa de 50 estudantes do Instituto Superior Técnico, capitaneada por Dinis Ventura (team leader) apresentou o protótipo em que trabalhou durante este ano letivo, o FST 12. Trata-se do nono veículo elétrico e o terceiro autónomo (pode correr sem piloto) desenvolvido pelo FST Lisboa.

Desde há cinco anos, esta equipa “projeta, desenvolve e constrói” um novo protótipo por ano, lembrou o presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço. “A FST é um dos melhores embaixadores” que a Escola teme “cumpre a sua missão de forma excecional”, acrescentou. Sobre o que a participação nas atividades do grupo traz aos estudantes, o professor considerou que aqueles que o integram “saem mais bem preparados e com mais competências”. Destacando, ainda, ser este um núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico com “ maturidade funcional”, Rogério Colaço afirmou que este é já um “consórcio que envolve várias especialidades”.

A FST Lisboa tem na Celfocus o seu principal patrocinador. Presente na sessão, a representar a empresa, esteve Maria Gil que agradeceu ao Técnico por “viabilizar e dar espaço a incubar” projetos deste cariz. A Escola permite, assim, “o desenvolvimento da excelência do talento em Portugal”. Sobre o trabalho do núcleo, a executiva salientou o “triângulo de três ideias” que o orienta: “excelência, ambição e trabalho em equipa”.

Terminada a cerimónia, foi tempo de ver o novo protótipo em ação, num parque de estacionamento transformado em pista de corrida, para deixar o FST12 rolar.

A competir nas categorias Electric Vehicle (EV) e Driverless Vehicle (DV), a FST Lisboa tem como próximos desafios a 2.ª edição da Formula Student Portugal (FSP), entre 31 de julho e 6 de agosto, em Castelo Branco; a Formula Student Spain (FSS), de 7 a 13 de agosto, no Circuito da Catalunha (Espanha) e, por fim, a Formula Student Germany( (FSG) entre os dias 14 e 20 de agosto, no Circuito de Hockenheim (Alemanha).

Na época anterior, 2021/22, a equipa registou os seus melhores resultados, ao conquistar um 3.º lugar na FSG e um 1.º lugar na FSS, ambos na categoria DV.