O Jornal Francês La Tribune publicou recentemente um artigo dedicado ao mais recente trabalho de investigação do professor Carlos Oliveira Cruz do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georecursos do Técnico em parceria com o docente do ISEG Joaquim Miranda Sarmento.
O trabalho dos investigadores denominado Airport privatization with public finances under stress: An analysis of government and investor’s motivations, reflete sobre o trade-off que existe entre a maximização do valor de venda no curto prazo e a “consequente obtenção de receitas adicionais relevantes para o Orçamento do Estado, particularmente, num contexto de pressão sobre as finanças públicas”, explica o professor Carlos Oliveira Cruz. “O trabalho analisou também as motivações dos investidores nestes processos, concluindo que o valor oferecido não reflete necessariamente os fundamentais do ativo em processo de venda”, adiciona o docente.
Originalmente publicado no Journal of Air Transport Management, o artigo foi destacado pelo conceituado jornal francês como uma referência a seguir na concepção da eventual privatização dos aeroportos franceses. Esta alusão ao trabalho desenvolvido pelos dois investigadores da Universidades de Lisboa, deixa-os claro “muito agradados” pelo interesse verificado “nos nossos trabalhos, sobretudo, um periódico de um outro país onde existem muitas universidades e investigadores com trabalho relevante”, declara o docente e investigador do Técnico. “É importante que o produto da nossa investigação seja visível para a sociedade e contribua para a discussão pública/tomada de decisão em temas relevantes e atuais, e não exista apenas no universo restrito da academia”, conclui.
Esta alusão ao trabalho desenvolvido pelos dois investigadores da Universidades de Lisboa, deixa-os claro “muito agradados” pelo interesse verificado “nos nossos trabalhos, sobretudo, um periódico de um outro país onde existem muitas universidades e investigadores com trabalho relevante”, declara o docente e investigador do Técnico. “É importante que o produto da nossa investigação seja visível para a sociedade e contribua para a discussão pública/tomada de decisão em temas relevantes e atuais, e não exista apenas no universo restrito da academia”, conclui.
Pode ler aqui artigo do La Tribune.