ASME Lifetime Achievement Award para professor Carlos Guedes Soares

O conceituado docente do Técnico foi distinguido com o importante galardão da American Society of Mechanical Engineers, em reconhecimento do trabalho desenvolvido na área de Engenharia Naval e Oceânica.

O reconhecimento do trabalho que o professor Carlos Guedes Soares desenvolve na área de Engenharia naval e Oceânica tem sido uma constante nos últimos anos, e o ASME Lifetime Achievement Award que lhe foi atribuído no ano de 2018 é mais um exemplo do valor que as reconhecidas instituições nacionais e internacionais atribuem ao mesmo. “Este prémio reflete a atividade que fui desenvolvendo durante a minha carreira académica e profissional, e por isso é muito gratificante ver que o trabalho de muitos anos foi notado a apreciado num organismo profissional de grande relevância como a American Society of Mechanical Engineers”, declara o docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM).

A ligação do professor do Técnico à ASME não é de agora, remonta aos tempos em que o mesmo realizou o Mestrado no MIT, aderindo à associação como membro estudante em 1976. “A partir de 1989 passei a ter um envolvimento maior pois criei e fiquei a coordenar desde então um dos Simpósios do Congresso anual OMAE (International Conference on Ocean, Offshore and Arctic Engineering)”, recorda o docente do DEM. No currículo, do professor Carlos Guedes Soares consta também a sua ligação como membro da Comissão Executiva da Divisão de Ocean, Offshore and Arctic Engineering da ASME da qual acabou por se tornar presidente mais tarde. Esta ligação permanente e ativa com a ASME acabou por tornar natural a eleição como Fellow da Sociedade.

Apesar deste envolvimento continuado, na opinião do professor Carlos Guedes Soares os motivos por detrás deste prémio serão outros: Apesar de ter tido um envolvimento continuado nas atividades da ASME, afinal como relembra o galardoado “é muito limitado o número de pessoas a quem este premio é atribuído e daí o especial apreço que tenho por esta distinção”. “Este prémio é de índole comparável ao título de professor distinto que o Técnico me concedeu em 2017. Tem ainda a mesma natureza do Premio de Carreira que recebi em 2017 da Federação Ibero Americana de Engenharia Mecânica(FIAEM), mas a ASME é um organismo de muito maior dimensão e com um carácter muito mais internacional e diversificado que a FIAEM, o que dá um significado muito especial a esta distinção que me quiseram conferir”, esclarece o docente do Técnico.