Atribuídas as duas primeiras bolsas de estudo Engenheiro Alberto de Freitas

A cerimónia de assinatura dos contratos de bolsa realizou-se em formato híbrido e contou com a participação de vários membros do Rotary Clube de Lisboa.

Decorreu esta segunda-feira, 14 de dezembro, a cerimónia de assinatura do contrato das duas bolsas de estudo Engenheiro Alberto de Freitas. Miguel Amorim, aluno de Engenharia e Gestão Industrial, e Nuno Matos, aluno de Engenharia Aeroespacial foram os alunos contemplados com este apoio fornecido pelo Rotary Clube de Lisboa (RCL) e suportado pelo mecenato da família do engenheiro Alberto de Freitas, antigo aluno de Engenharia Civil no Técnico, e que simbolicamente dá o nome ao programa.

Devido aos constrangimentos impostos pela pandemia, a cerimónia teve que se realizar em formato híbrido. Os dois bolseiros e o vice-presidente do Técnico para os Assuntos académicos, professor Alexandre Francisco, reuniram-se na Sala de Reuniões do Pavilhão Central para assinar os contratos de bolsa, e ao evento juntaram-se via Zoom o presidente do RCL, engenheiro Rui Matoso, a vice-presidente do Técnico para a Modernização Administrativa, professora Isabel Ribeiro, a mecenas, Maria Francisca de Freitas, e vários membros do RCL.

Na sua breve intervenção o professor Alexandre Francisco fez questão de agradecer em nome do Técnico “o apoio concedido por programa de bolsas aos nossos alunos”.  “É sempre muito importante para nós, não só ver o trabalho dos nossos alunos reconhecido, mas também ver que podem contar com estes apoios que são tão importantes neste percurso”, referiu o vice-presidente.

Seria depois a vez dos dois bolseiros proferirem algumas palavras que, claro, teriam um inevitável cunho de gratidão. “Não tenho palavras para exprimir o apoio que esta bolsa me vai proporcionar. Sinto-me honrado por recebê-la e da minha parte farei tudo para mostrar ser merecedor de tal”, vincava Miguel Amorim, agradecendo a todos os membros do RCL por esta ajuda. “Estas iniciativas são, na minha opinião, excelentes. É desta forma que ajudamos a sociedade, e espero um dia ter possibilidade para também fazer o mesmo junto de quem precise”, acrescentou o aluno de Engenharia e Gestão Industrial. Nuno Matos também sublinharia o impacto que esta bolsa terá no seu trajeto académico, “ainda para mais sendo eu um aluno deslocado, sem dúvida que vai ser uma ajuda muito importante”. O estudante de Engenharia Aeroespacial terminaria agradecendo ao RCL e à família doadora.

Visivelmente emocionada com o momento, a mecenas Maria Francisca de Freitas sublinharia que este programa de bolsas é a “melhor maneira de homenagear o Alberto de Freitas”. “A nossa família está realmente grata ao Rotary Clube de Lisboa por nos dar esta oportunidade de homenagear alguém que nos é muito querido e que está muito presente no nosso coração”, disse. Lembrando a obra deixada pelo seu marido, “o ser humano admirável que foi em todas as dimensões da sua vida”, e ainda o facto de também ele ter sido bolseiro, a mecenas desejaria aos dois alunos “que consigam voar muito alto, chegar longe e realizar o mesmo que o Alberto de Freitas conseguiu granjear”.

Realçando que o RCL mantém uma tradição de anos de “apoio a estudantes de elevado potencial, mas com algumas carências económicas”, o Engenheiro Rui Matoso destacaria que desde o momento da “tomada a decisão de atribuir estas duas bolsas de estudo em áreas de tecnologia de ponta aos alunos do Instituto Superior Técnico” contaram com o apoio incondicional da mecenas “que se propôs a doar e patrocinar integralmente estas bolsas”. “Quero deixar uma palavra de reconhecimento merecido à doadora pelo seu gesto altruísta em linha com o lema rotário: dar de si, antes de pensar em si”, exprimiu, de seguida.

Partilhando os seus votos de que os bolseiros tenham um excelente primeiro ano universitário, o presidente do RCL disse que mesmo sabendo “que não é fácil a transição do ensino secundário para o mundo universitário”, está seguro de que os dois bolseiros sendo alunos brilhantes “irão superar este desafio”. “Registo com agrado a vossa disponibilidade para atender às solicitações do Rotary Clube de Lisboa, bem como a participação em ações de voluntariado junto de instituições que apoiamos a favor da comunidade”, adicionava ainda o engenheiro Rui Matoso.