Para assinalar a Semana Internacional do Acesso Aberto, a Biblioteca do Instituto Superior Técnico lança uma série dinâmica de eventos e iniciativas com o objetivo de sensibilizar para a importância do Acesso Aberto na investigação académica. O tema deste ano, “A quem pertence o nosso conhecimento?”, é o ponto central da campanha.
Infográficos espalhados pelos Campi do Técnico e Online
Ao longo da semana, encontrará infográficos espalhados pelos campi Lisboa e Oeiras, e nas plataformas de redes sociais da Biblioteca. Estes materiais visuais destacam aspetos essenciais do Acesso Aberto: os seus benefícios, desafios, origens e vias de publicação. Pensadas para serem informativas e envolventes, estas infografias pretendem despertar curiosidade e promover o diálogo.
Ações de Formação gratuitas
Para aprofundar o conhecimento e promover a ação, a Biblioteca do Técnico organiza ações de formação online centradas nas práticas de publicação em Acesso Aberto. Estes webinars abordarão temas como a publicação em revistas de Acesso Aberto, políticas de AA e repositórios institucionais. Quer seja um investigador experiente ou um estudante curioso, estas sessões pretendem desmistificar o Acesso Aberto e incentivar uma comunicação académica mais inclusiva.
Inscrição obrigatória
Concurso Literário: “Who Owns Our Knowledge?”
O ponto alto da celebração deste ano é um concurso literário que desafia os participantes a refletir sobre o tema através de ensaios, poemas ou qualquer outro género literário. Aberto a todos os membros da comunidade do Técnico, o concurso convida a respostas criativas à pergunta “A quem pertence o nosso conhecimento?”
As submissões estarão abertas de 20 de outubro a 16 de novembro, e os vencedores receberão um livro à sua escolha da IST Press.
Um Convite à Participação
A Semana Internacional do Acesso Aberto é tanto uma celebração como um movimento. As iniciativas da Biblioteca do Técnico pretendem estimular o diálogo, inspirar a ação e reafirmar o compromisso da instituição com o acesso equitativo ao conhecimento.