A Sala de Reuniões do Departamento de Engenharia Informática (DEI) do campus Alameda do Instituto Superior Técnico acolheu, a 6 de dezembro, a primeira edição do Prémio de Mérito BNP Paribas do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores. O prémio, que visa reconhecer o melhor estudante ingressado no mestrado, contou com a participação de cinco finalistas, que tiveram a oportunidade de apresentar as suas motivações e planos futuros perante um júri composto por representantes do Técnico e do BNP Paribas.
Daniel Carvalho, estudante do 1.º ano do Mestrado, foi o grande vencedor desta edição. Com 21 anos e natural do Pinhal Novo, destacou o interesse pessoal pelas áreas de inteligência artificial e ciência de dados, destacando a aplicabilidade destas matérias no BNP Paribas em áreas como a previsão de mercados, gestão de risco e personalização da experiência do cliente. O estudante agradeceu “ao Técnico e ao BNP Paribas pela oportunidade” e considerou ser “uma honra ver reconhecido o esforço e a dedicação”. O prémio monetário tem o valor de 2500 euros.
Os restantes finalistas — Diogo Costa, Gonçalo Pattenden, Henrique Carrão e Henrique Soares — também apresentaram áreas científicas com as quais se identificam, como a cibersegurança, engenharia de software e sistemas distribuídos. As suas apresentações sublinharam a relevância destas áreas para os desafios de transformação digital enfrentados pelo BNP Paribas.
O júri foi composto por Sérgio Cabrita, Risk Auditor team leader, e Rui Dias Morais, Data Lab Team Manager, em representação do BNP Paribas, e Alberto Abad e Pedro Monteiro, professores do Técnico responsáveis pela coordenação do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores. Os representantes do BNP Paribas destacaram o “excelente nível dos candidatos” e reforçaram que “o Técnico é uma parceria importante para o BNP Paribas em Portugal, podendo contar actualmente com excelentes profissionais nos seus quadros formados nesta casa”. Já Pedro Monteiro elogiou o mérito dos estudantes e o impacto positivo deste prémio na relação entre o Técnico e o setor empresarial.
Além do prémio individual, foi entregue um donativo de 1670 euros à Coordenação do Mestrado, para a melhoria das atividades de ensino.
O Presidente do DEI, Miguel Pupo Correia, agradeceu ao BNP Paribas a iniciativa, sublinhando a importância de parcerias empresariais para “promover a ligação dos estudantes ao mercado de trabalho”.
No encerramento da cerimónia, Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, felicitou os finalistas e considerou esta 1.ª edição do prémio “um marco importante na valorização do talento dos estudantes do Técnico”.