Campus e Comunidade

Bolsas financiadas por empresas do setor entregues a estudantes de Engenharia de Minas e Recursos Energéticos

Atribuição oficial de bolsa Recursos+ a estudantes do 1.º ano foi feita durante a abertura das XIX Jornadas de Santa Bárbara, evento organizado pelo Núcleo de Minas do Técnico (NUMIST).

Quinze estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos subiram ao palco montado no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico. Entraram na Escola no ano letivo 2024-2025 e, graças à bolsa Recursos+, vêem o valor das propinas suportado por empresas desse setor. A oficialização da entrega do apoio fez-se a 4 de dezembro durante a abertura das XIX Jornadas de Santa Bárbara, um evento organizado por estudantes do Núcleo de Minas do Técnico (NUMIST) que contou com a presença da secretária de Estado da Energia e professora do Técnico, Maria João Pereira.

A componente de “alívio financeiro” é destacada por muitos destes bolseiros, mas não é o único ponto positivo que assinalam. Bruna Fradique, aluna contemplada por este apoio, vê-o como um “estímulo importante” e “uma ajuda nos estudos e na motivação”. “Estão a investir em nós, no nosso futuro e no nosso progresso”, sustenta. Tendo Biologia e Geologia como disciplina favorita quando frequentava o ensino secundário, só depois de saber que entrara no curso é que tomou conhecimento da existência da bolsa, uma surpresa pela qual se revela grata.

Rodrigo Fonseca, outro bolseiro Recursos+, entrou na licenciatura como sexta opção, mas rapidamente concluiu que o curso foi a melhor escolha. “É bastante gratificante ter sido recebido da forma como fui e é bastante importante ter sido acolhido tanto pelos meus colegas e professores como por alunos de mestrado”, partilhou. O aluno vê uma vantagem no número inferior de vagas oferecidas por este curso (comparativamente à restante oferta formativa da Escola) – “temos alguma facilidade em destacarmo-nos e conhecermo-nos uns aos outros”.

Esta bolsa foi uma motivação para que Ivan Kolesnikov escolhesse a Licenciatura em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos, curso que o aluno espera que lhe confira “boas condições de trabalho no futuro”, à semelhança do que aconteceu com “vários [seus] conhecidos que frequentaram este curso”. Rodrigo Vieira, outro estudante que usufrui desta bolsa, vê nela não só “uma ajuda financeira” mas também “um voto de confiança nos alunos e uma motivação adicional”.

Estes e outros estudantes empunharam pela primeira vez os cheques simbólicos deste apoio durante as XIX Jornadas de Santa Bárbara, evento que levou Rogério Colaço a pedir uma salva de palmas “mais do que merecida” para o Núcleo de Minas do Técnico, entidade organizadora. “Estes eventos organizados pelos estudantes permitem ao Técnico continuar a cumprir a sua missão seminal, aquilo para o qual foi criado, pela qual estamos cá há 113 anos – costumo dizer que participar neles é uma contribuição para a vossa formação tão importante como uma boa cadeira de Cálculo Diferencial”, defendeu o presidente do Técnico.

Na intervenção que viria a fazer mais tarde, a secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, frisou a “grande necessidade de engenheiros no nosso país” e parabenizou o Técnico (que apelidou de sua “casa mãe”) “não só pelas pessoas que criaram esta iniciativa e que a levaram a cabo até ao fim, mas também por acreditar nesta área”.

Em nome do Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos, do qual é vice-presidente, Amélia Dionísio agradeceu “profundamente” às empresas que apoiam a bolsa Recursos+. “Este contributo é mais do que uma ajuda financeira; é um investimento no futuro dos jovens talentos e a garantia de um setor mais inovador, sustentável e competitivo”, afirmou a docente.

O evento contou com representantes das empresas AlminaBeralt Tin & Wolfram PortugalFravizelJulipedraMocaporOrica Mining Services Portugal e Secil Agregados.

Fotogaleria