Campus e Comunidade

Investigador do C2TN vence o Prémio de Inovação nas Forças Armadas 2022

A edição deste ano do Prémio foi dedicada aos “Sistemas Autónomos”.

O Major Luís Marques, membro do C2TN e estudante de doutoramento do IST, recebeu o Prémio de Inovação nas Forças Armadas 2022 com o trabalho “Sistema de deteção de radiação gama, partículas beta e neutrões acoplado a um multirotor para inspeção de contentores marítimos e deteção, localização e identificação de fontes e materiais radioativos”.

O Prémio de Inovação nas Forças Armadas tem como objetivo promover a inovação, com vista à melhoria das capacidades e do planeamento, acompanhando a evolução das atividades de investigação e desenvolvimento na área das ciências militares e tecnologias de defesa e, ao mesmo tempo, promover uma ligação mais estreita e a busca de sinergias entre as Forças Armadas, os polos tecnológicos da industria e a comunidade académica.

Este ano o prémio foi dedicado aos “Sistemas Autónomos”, incluindo sistemas aéreos, terrestres, marítimos de superfície ou submergíveis, plataformas de controlo ou de apoio à decisão, com aplicabilidade em operações militares e/ou de apoio a operações de emergência civil.

O trabalho do Major Luís Marques teve orientação do Dr. Pedro Vaz (C2TN e DECN) e do Professor Alberto Vale (IPFN e DEEC).