Campus Alameda acolhe sessão inaugural do Programa Contigo+

O Programa Contigo+, iniciativa do Conselho Pedagógico, que visa ampliar as competências para a docência dos Professores do Técnico, arrancou a 17 de novembro.

Decorreu, esta quinta-feira, 17 de novembro, a sessão inaugural do Programa Contigo+, no Centro de Congresso do Campus Alameda. A possibilidade de assistir remotamente esteve também disponível. Os professores Francesc Torres e Ramon Bragos, da Universidade Politécnica da Catalunha, foram os oradores convidados.

Esta iniciativa do Conselho Pedagógico tem por objetivo ampliar as competências para a docência dos Professores, à luz das necessidades e caraterísticas dos estudantes de hoje. Como desafios, o Presidente do Técnico, Professor Rogério Colaço, apontou: a mudança do paradigma de ensino do século XX para o século XXI e o facto dos estudantes estarem a mudar mais rapidamente do que os docentes. Assim, são necessárias «novas abordagens, que devem ser diferentes […] uma vez que os estudantes são certamente também diferentes», concluiu.

A mudança a que se assiste no contexto tecnológico, social e de comunicação está a alavancar uma alteração dos papéis de professores e estudantes. Os primeiros são, agora, vistos como «fonte de inspiração do que como fonte de informação», explicou a Professora Teresa Peña, Presidente do Conselho Pedagógico do Técnico.

Com a mudança do paradigma de ensino e a crescente disponibilidade de ferramentas tecnológicas altera-se também a prática em sala: transfere-se o foco do professor para o estudante que se torna figura central. A mesma ideia é partilhada pelo Professor Francesc Torres que alertou também para o facto de a «Universidade deixar de ser uma caixa negra» e «para o fim do monopólio e aumento da concorrência».

O Programa Contigo+ faz parte do Programa Integrado para a Qualidade do Ensino no Técnico.