Celfocus premeia pela 7.ª vez estudantes de Engenharia Informática e de Computadores do Técnico

A cerimónia de entrega do Prémio de Mérito Celfocus em Engenharia de Software decorreu no passado dia 26 de junho de 2024 e envolveu estudantes e docentes do Técnico.

A Celfocus premiou, pela 7.ª vez, um trabalho realizado por estudantes do Instituto Superior Técnico na disciplina de Engenharia de Software, referente ao ano letivo de 2023/2024 da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores. Carlos Felgueiras e Daniel Carvalho foram os vencedores do prémio, no valor de 2500 euros, entregue a 26 de junho, na Sala de Reuniões do Pavilhão Central, no campus da Alameda.
Em resposta ao desafio de abordar, de diferentes formas, o projeto “humanaEthica”, uma plataforma de gestão de voluntariado, o duo vencedor enfatizou a importância dos centros de voluntariado poderem adicionar temas e atividades na plataforma. O outro grupo que disputou o prémio, constituído por Eduardo Nazário e Beatriz Gavilan, apresentou algumas propostas que podem contribuir para a motivação dos voluntários, tais como uma tabela classificativa que reconhecesse os voluntários com mais horas, a possibilidade de pesquisa pela disponibilidade do interessado e um fórum que permite unir apenas voluntários, facilitando a entrada de novos participantes.

Na abertura da sessão, o Presidente do Técnico, Rogério Colaço, não escondeu o orgulho que sente por estas iniciativas: “Começámos a instituir estes prémios há sete ou oito anos. Neste momento, temos dezenas de estudantes premiados todos os anos. Estes prémios são muito importantes, não só pelo valor, mas porque colocam o desempenho na unidade curricular num patamar de exigência real”. Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo acrescentou: ”Vocês são embaixadores desta causa, sendo uma das vossas funções espalhar para os futuros estudantes a importância destas iniciativas”.

Por seu turno, Nuno Santos, Director of Software Engineering na Celfocus e alumni da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores do Técnico, mostrou o orgulho que sente em retornar à sua Alma Mater. “Fui estudante do Técnico durante cinco anos. O valor que traz o tempo que estamos aqui dentro é imenso.Tudo o que conseguirem absorver durante este período é muito importante”, afirmou.

A unidade curricular de Engenharia de Software destaca-se por uma abordagem de programação com o lema “code first, test later”, possibilitando aos estudantes aprenderem uma nova forma de abordar problemas, incentivando ainda a entreajuda dos grupos e permitindo que membros de outros grupos revissem o código e dessem sugestões. Em jeito de brincadeira, e dando corpo ao espírito colaborativo, os grupos combinaram previamente que quem ganhasse, pagaria o jantar.

João Ferreira, membro do júri e Professor responsável pela UC, responsabilidade que partilha com António Rito Silva, enfatizou na cerimónia o talento dos estudantes e o empenho que mostraram. “Temos cerca de 390 estudantes, portanto, estamos diante do top 1%“, destacou.
Cláudia Antunes, professora do Técnico, agradeceu em representação do Presidente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) as sete edições ininterruptas de prémios apoiados pela Celfocus. “Apoiarem uma unidade curricular de licenciatura é muito importante para motivar os estudantes e torná-los mais competitivos nesta fase”, referiu.

Além da distinção dos estudantes da unidade curricular, este prémio contempla  ainda uma doação para a melhoria da qualidade de ensino da Unidade Curricular, no valor de 1670 euros, entregue ao Departamento.

Fotogaleria