Clynx pode ser um dos finalistas do GovTech

A startup criada por quatro alumni do Técnico encontra-se a votos e pode ser um dos seis protótipos finalistas da iniciativa do Governo

O conceito e a inovação subjacentes ao Clynx não nos são estranhos devido a conquistas passadas, não tivesse a ideia nascido na Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico (JUNITEC) e ser o resultado de muita criatividade e vontade de empreender de 4 alunos da escola. Depois de serem uma melhores 25 startups/projetos a nível europeu no concurso InnoStars Awards da European Institute of Innovation & Technology Health (EIT), da participação na European Innovation Academy (EIA) em 2018, e já com o protótipo funcional, a equipa lança-se para uma nova aventura candidatando-se ao GovTech. A startup com carimbo do Técnico está entre as 50 startups selecionadas pela organização do concurso e muito bem posicionada para ser uma das 6 finalistas.

“Neste momento, a Clynx encontra-se na primeira fase de testes com pacientes reais. Tendo já um protótipo funcional da nossa solução, o nosso primeiro piloto está em decurso há cerca de dois meses na clínica CUF de Alvalade, inserido numa das nossas colaborações com o grupo José de Mello Saúde”, partilha Joana Pinto, project manager da Clynx e alumna do Técnico. “Em paralelo, continuamos a desenvolver a solução com base no feedback que vamos recolhendo de todos os intervenientes na envolvente da fisioterapia”, acrescenta. Com isto, a equipa de empreendedores – que entretanto cresceu- procura tornar o mais positiva e benéfica possível a experiência, tanto para os pacientes como para os profissionais de saúde.

A participação no GovTech é também uma consequência desta vontade de evoluir e de chegar mais longe. O concurso é uma iniciativa do Governo que tem como objetivo premiar e apoiar startups e os seus produtos inovadores, a nível nacional, que se proponham a responder a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Assim e por se inserir num desses objetivos – Saúde de Qualidade – a equipa da Clynx decidiu avançar para a candidatura, sendo apurada na primeira ronda do concurso, juntamente com 49 startups.

E se a concorrência com que os alumni do Técnico se debatem nesta fase do concurso é forte, os fatores diferenciadores da Clynx também o são. “A Clynx reúne, numa só solução, várias características tecnológicas e inovadoras que vão permitir de facto uma melhoria do ODS referente à Saúde de Qualidade”, argumenta a alumna do Técnico. “Ao utilizar o conceito de gamification, tornamos a fisioterapia numa experiência mais agradável e motivadora para o paciente. Além disso, utilizando uma tecnologia de body tracking que não requer sensores colocados no corpo do paciente, permitimos conforto e facilitamos a emergente Home-based Therapy”, salienta, ainda, Joana Pinto. Outra das mais-valias inerentes ao  projeto é que ao longo de todo o processo, o progresso do paciente é disponibilizado de forma objetiva na plataforma online da Clynx.

O GovTech encontra-se neste momento numa fase crucial estando a decorrer a seleção de 6 protótipos finalistas, pelo júri e pelo público. Para votar, é necessário apenas introduzir no site do concurso a Chave Digital Móvel (CDM) e fazer a escolha acertada. Até ao momento tem sido muitos os que consideram esta ideia como a mais promissora como bem reflete o segundo lugar da startup na tabela de classificação. “A Clynx encontra-se bastante bem posicionada no ranking da votação e seria ótimo garantir a nossa posição nos 6 finalistas”, frisa a alumna do Técnico. Ainda que confiante, Joana Pinto relembra que a última semana até ao fecho das votações é decisiva.

A vitória neste concurso permitiria à startup, entre outras coisas, “o acesso a financiamento, a implementação experimental do protótipo em colaboração com uma entidade do Estado, a participação no Web Summit e também a incubação”, enumera Joana Pinto. “Além disto, a participação pode trazer mais projeção e reconhecimento para a nossa startup, ambos importantes para a imagem e posicionamento que pretendemos conquistar na Indústria de Saúde a nível Nacional”, adiciona a project manager do Clynx.

Continuar a crescer e estabelecer novas colaborações são as metas dos jovens empreendedores e que podem muito bem ser facilitadas e agilizadas com a vitória no GovTech. “Esperamos contribuir para que em 2020 existam muitos mais pacientes de fisioterapia satisfeitos e motivados”, remata a alumna do Técnico.

As votações para a escolha dos 6 finalistas do concurso decorrem até 28 de agosto, sendo depois conhecidas a 13 de setembro as 3 ideias vencedoras.