“Com um livro, uma caneta, um professor e um aluno do Técnico é possível mudar o mundo”

Esta foi uma das frases que marcou a cerimónia de entrega dos diplomas de excelência académica e mérito académico.

O Salão Nobre do Instituto Superior Técnico foi invadido pela excelência, na tarde desta segunda-feira, 15 de maio. Mais de uma centena de alunos, dos cerca de 280 que integram este ano o quadro de honra, compareceram à chamada e receberam o diploma de excelência académica e mérito académico. Professores, coordenadores de cursos, e familiares marcaram também presença no evento organizado pelo Conselho Pedagógico (CP).

“O Técnico orgulha-se de ter os melhores alunos do país”, foi desta forma, e sem rodeios, que o presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira abriu a sessão cumprimentando “os alunos que em muito merecem este diploma”. “Excelência, “capacidade intelectual” e “esforço”, foram outras das palavras de ordem que pautaram o discurso do presidente. “Estamos aqui a distinguir a nata da nata”, referiu, incentivando ainda a que se “prossiga sempre, nesta escola, o espírito de interajuda e de competição saudável”.

Seguiu-se a intervenção de Nuno Guerreiro, vice-presidente aluno do CP, e também ele aluno de mérito. “É muito por causa dos alunos que aqui estão que o Técnico vai cimentando o prestígio que o carateriza”, afirmou. Salientando o trabalho que ladeia este percurso académico de excelência, terminou adaptando uma celebre frase de Malala Yousafzai, a jovem que em 2016 foi prémio Nobel da Paz: “com um livro, uma caneta, um professor e um aluno do Técnico é possível mudar o mundo”.

O presidente do Conselho Científico, o professor Luís Oliveira e Silva, pegou nas palavras de Nuno Guerreiro, destacando essa “capacidade de mudar o mundo” que revê nos alunos do Técnico, uma escola que “forma líderes”.  “Sabemos que vocês têm que trabalhar muito para estar aqui, e é nossa expetativa que com essa capacidade de trabalho vocês consigam cada vez mais”, frisou.

Foi ainda dada a palavra a Raquel Aires-Barros, presidente do CP, que lembrou que “o mérito deve ser exaltado e reconhecido”, sendo esse o grande fundamento da cerimónia, que vai já na sua segunda edição. A presidente do CP exaltou também as caraterísticas dos alunos que vão muito além das boas notas, “envolvendo- se em atividades extracurriculares e adquirindo competências que vão para além das salas de aulas”.

Seguiu-se a entrega dos prémios, um momento repleto de aplausos e sorrisos.  Um a um, os melhores alunos dos cursos de 1º, 2º ciclo e ciclos integrados ao longo do ano letivo de 2015/2016 iam recebendo os diplomas que os relembrará o sabor de estar entre os melhores.