Comunidade do Técnico une-se para concretizar um sonho

A iniciativa partiu do Núcleo de Apoio ao Estudante do campus do Taguspark onde, por ser portador de distrofia muscular de Duchenne, José Pedro Teixeira é acompanhado desde que chegou ao Técnico.

Conhecer Londres era um sonho que José Pedro Teixeira, aluno de Engenharia Informática e de Computadores no campus do Taguspark, achava que não conseguiria realizar tão cedo, mas que já está atualmente na lista de desejos concretizados. A distrofia muscular de Duchenne, que lhe foi diagnosticada ainda na infância e que lhe paralisou os movimentos, aumentava o grau de dificuldade e custos inerentes à viagem, porém a comunidade do Técnico uniu-se e em conjunto com a Associação Terra dos Sonhos foi possível realizar este sonho.

A iniciativa partiu do Núcleo de Apoio ao Estudante do campus do Taguspark onde o aluno é acompanhado desde que iniciou o seu percurso académico no Técnico, em 2014/2015.  A ideia deu aso a uma campanha de angariação de fundos para a realização da viagem de sonho “como uma forma da comunidade do Instituto Superior Técnico premiar o José Pedro Teixeira pelo seu empenho, resiliência e dedicação”. No seguimento desta ação, a Associação Terra dos Sonhos foi contactada para colaborar na organização da viagem.

Depois de 6 meses de angariação de fundos, e contando com o apoio de toda a comunidade, no dia 26 de abril, o aluno do Técnico rumou a Londres, acompanhado pelos pais, e tendo sempre ao seu dispor transportes e alojamento adaptados às suas necessidades.  Por terras de sua majestade, José Pedro Teixeira conheceu- como sempre sonhou- o Museu de História Natural e o Palácio de Buckingham e ficou agradavelmente surpreendido com a acessibilidade dos passeios londrinos.

Já de regresso a Portugal, e através da página do Facebook, onde o evento da recolha foi lançado, José Pedro Teixeira agradeceu à escola e a toda a comunidade: “eu gostaria de agradecer ao Instituto Superior Técnico, por ter lançado a iniciativa de angariar dinheiro para eu poder realizar o meu sonho de viajar até Londres. Também gostaria de agradecer a todas as pessoas que deram o seu contributo para esta iniciativa”. “É bom sentir que somos vistos e que a nossa vida e a nossa felicidade interessam a alguém”, frisava ainda o aluno do Técnico.