Campus e Comunidade

Conferência Internacional da Bauhaus do Mar: um dia para desenvolver uma visão global para o Mar a partir da Europa

O evento serviu de palco ao debate e aprendizagem sobre como participar no design da iniciativa do New European Bauhaus.

Realizou-se, no passado dia 20 de maio, a conferência internacional “Bauhaus do Mar”, coorganizada pelo Instituto Superior Técnico, Câmara Municipal de Lisboa, Programa Carnegie Mellon Portugal e o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MATT).

No evento, que aconteceu a partir do MATT em formato híbrido, participaram mais de 50 oradores durante as mais de 9 horas da iniciativa, transmitida em direto no canal de YouTube. Mais de 600 participantes inscreveram-se para assistir à iniciativa.

A conferência contou, entre outros, com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, da comissária europeia, Elisa Ferreira, dos vereadores da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto e Miguel Gaspar, e do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço. Ao leque de intervenientes e ao debate de ideias juntaram-se ainda autarcas de cidades de vários Estados-membros da União Europeia, e especialistas académicos, culturais e empresariais das diversas áreas envolvidas.

Os organizadores fazem um balanço muito positivo. Nuno Jardim Nunes, professor do Técnico, presidente do ITI/LARSyS e codiretor do Programa CMU Portugal, refere que “foi um enorme sucesso em termos de adesão nacional e internacional”. “Permitiu debater muitos dos temas para avançarmos com a proposta em concreto, desde questões relacionadas com a digitalização das zonas costeiras e dos seus fenómenos (mobilidade, poluição, ecossistemas, etc.) até ideias para integrar estas preocupações numa nova estética de regeneração, resiliência e inclusão”, complementou.

Nuno Jardim Nunes salientou “o grande apoio institucional do consórcio que estamos a formar”, constituído pelo Instituto Superior Técnico e a Câmara Municipal Lisboa enquanto ancoras, “mas também outros como a Fundação Oceano, o Ciência Viva, a Fundação Gulbenkian, e muitos museus como o MAAT, o MUDE e os restantes geridos pela EGEAC”. O docente do Técnico partilhou ainda que é uma “satisfação ver a visão da Bauhaus do Mar a mobilizar outras geografias, em particular Veneza (que se assume também como cidade farol), mas também Roterdão, Antuérpia, Oeiras e Génova”.

A conferência – que marcou o arranque da rede temática Bauhaus do Mar, liderada por Portugal em parceria com instituições italianas, suecas, holandesas e belgas – inseriu-se na fase de cocriação da New European Bauhaus (NEB), uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia no início do ano de 2021, que premiará cinco redes. Fica a confiança dos organizadores de que “se está a formar um dos consórcios vencedores a ser uma das cinco redes que a Comissão Europeia pretende financiar e vamos continuar a trabalhar para isso”.

A Bauhaus do Mar foi a primeira rede temática proposta no contexto da parceria do Técnico com o NEB e pretende promover o desenvolvimento regenerativo ético e estético, a partir da relação das populações com o mar. Liderada por Nuno Jardim Nunes, esta rede envolverá a dinamização de uma escola de experimentação e empreendedorismo interdisciplinar, destinada a formar uma geração de designers, arquitetos, engenheiros, artistas, gestores e cientistas em torno de soluções de design sustentável para as regiões costeiras e marinhas.