Conheça os novos membros da comunidade IST SPIN-OFF

Seedrs, Action Modulers e Magnomics serão integrados oficialmente no próximo dia 18 de novembro

A comunidade IST SPIN-OFF acolherá, no seu encontro anual, três novos membros: a Seedrs, uma plataforma de equity crowdfunding, a Action Modulers, que atua na área da consultoria de segurança, e a Magnomics, uma startup que se encontra a desenvolver um novo dispositivo de diagnóstico com base numa tecnologia inovadora de deteção de ADN. Fique a conhecê-los um pouco mais.

Seedrs

A Seedrs é uma plataforma de equity crowdfunding que permite a empresas com elevado potencial de crescimento fazer o levantamento de capitais, ao mesmo tempo que permite que qualquer pessoa invista neste tipo de empresas.

Fundada em 2012 por Jeff Lynn e Carlos Silva, antigo aluno do Técnico, a empresa nasceu quando os seus próprios fundadores se defrontaram com os problemas e limitações existentes no mercado de levantamento de capitais, nomeadamente a sua ineficácia, a concentração geográfica em dois ou três espaços e a pouca inovação na área ao longo dos anos.

A Seedrs foi a primeira plataforma deste género, a nível mundial, a obter a autorização de um regulador de mercado financeiro (Financial Services Authority – FSA) para poder operar – permitindo a qualquer pessoa obter uma participação no capital social de uma empresa num marketplace regulado, ideal para startups e investidores.

Neste momento, a empresa conta com escritórios em três localizações: Lisboa, Londres e São Francisco – este último é o mais recente, e será o pilar para o início das operações nos Estados Unidos. Dos 33 colaboradores que trabalham na Seedrs, a maioria são oriundos do Técnico, que Carlos Silva considera dar uma “garantia de qualidade”. O antigo aluno de Engenharia Informática faz questão de manter uma forte ligação e presença na instituição, colaborando em diversas iniciativas que visam promover o empreendedorismo.

Em 2014 foram investidos através da Seedrs mais de 30 milhões de euros em 110 empresas, e o ritmo de crescimento da companhia mantém-se muito acentuado. Carlos Silva é também um dos membros fundadores da Beta-i.

Action Modulers

A Action Modulers é uma empresa de consultoria de segurança, focada principalmente em serviços de tecnologias de informação, modelação numérica e planeamento de segurança.
Surgiu no início de 2004 tendo como missão a prestação de serviços de consultoria de elevada qualidade. Através de uma forte ligação ao meio universitário, faz questão de manter o seu foco no desenvolvimento tecnológico e científico, o que lhe permite obter um elevado nível de competências nesta área.

A Action Modulers tem atualmente duas áreas de negócio, Investigação e Desenvolvimento e Proteção e Segurança, e três sócios: Frank Braunschweig, Carlos Ferreira de Castro e Luís Fernandes. Todos são antigos alunos do Técnico (de Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia do Ambiente, respetivamente) e fizeram questão de manter uma estreita relação com a instituição.
Ao longo dos anos, têm contribuído com atividades docentes pontuais e trabalhos em grupos de investigação, e participado, em conjunto com o Técnico, numa série de projetos de investigação e desenvolvimento, nacionais e internacionais.

A Action Modulers aposta fortemente no desenvolvimento de produtos de software e de serviços relacionados com a modelação numérica. Muitos destes produtos e serviços são relacionados com o MOHID – um sistema de modelos numéricos, inicialmente desenvolvido pelo grupo MARETEC-IST, liderado pelo professor Ramiro Neves.

Magnomics

A Magnomics é uma startup portuguesa que desenvolve neste momento um novo dispositivo de diagnóstico rápido e fácil utilização, com base numa tecnologia inovadora de deteção de ADN utilizando nanopartículas magnéticas.

Apostando no conceito de “lab on a chip”, a Magnomics pretende apresentar uma solução para a identificação de bactérias em qualquer tipo de amostra biológica. Esta solução tem várias aplicações possíveis: a primeira será a utilização deste produto no mercado de saúde animal, um mercado em franco crescimento.

A tecnologia de deteção de ADN com nanopartículas magnéticas foi desenvolvida no INESC-MN e no INESC-ID ao longo de uma década de investigação. Depois de sentirem que esta tecnologia estava madura o suficiente para se tornar a base de um produto comercial, foi criada a Magnomics, em 2013 como spin-off de ambos os institutos, que se mantêm como sócios da empresa.

Não só a tecnologia base teve a sua origem em institutos afiliados ao Técnico, também todos os cinco fundadores (Filipe Cardoso, José Germano, Sofia Martins, Verónica Romão, João Pereira) passaram pela instituição na sua formação, através de licenciaturas, mestrados ou doutoramentos.

O objetivo da Magnomics é ser, dentro de poucos anos, a referência de diagnóstico em saúde animal, com uma presença internacional sólida. Depois desta entrada no setor de saúde animal, outras aplicações e mercados poderão ser explorados, nomeadamente em segurança alimentar e saúde humana.