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Coração Bobo: a roupa de praia que não deixa marcas do sol

Criada por três antigas alunas do Técnico, a marca tem vindo a conquistar o coração das portuguesas ao longo dos 5 anos em que está no mercado.

Um bronzeado sem quaisquer marcas de biquíni ou fato de banho? Já é possível e não é magia, é apenas a tecnologia a fazer das suas, concretizando um dos mais antigos desejos das mulheres: acabar o verão com o bronzeado perfeito. As responsáveis pelo feito são Sara Santos, Rafaela Monteiro e Daniela Francisco, 3 alumnae do curso de Arquitetura no Técnico, que criaram a marca de swimwear Coração Bobo.

A ideia vencedora surge em terras de Vera Cruz, em 2014, durante o período de intercâmbio de Rafaela Monteiro e Daniela Francisco, e a que Sara Santos se juntou em visita. Inspiradas pelo calor e pelos areais brasileiros, e apercebendo-se da dimensão que o mercado da moda de praia tinha do outro lado do Atlântico, as jovens empreendedoras começaram a idealizar o projeto, ainda que sem imaginar que conseguiriam chegar mais tarde até ao conceito revolucionário por detrás da marca. O nome, por sua vez, foi logo decidido, com as antigas alunas a inspirarem-se numa música de um artista de referência no Brasil, Alceu Valença.

Nascia assim, uns tempos depois, a Coração Bobo, uma marca de vestuário de praia jovem e feminina, associada a um conceito totalmente inovador no mercado português – o de deixar bronzear o corpo – e que procura diferenciar-se igualmente pelo design criativo. O tecido dos produtos é composto por um fio especial de poliéster, especificamente desenvolvido para funcionar como filtro seletivo de raios ultravioleta, com um fator de proteção FPS 10.  Desta forma, o tecido serve como uma espécie de protetor solar e protege uma camada dos raios de sol mais perigosos, deixando passar apenas os necessários ao bronzeamento da pele. Além disso, o tecido é leve, respirável, de secagem rápida e todos os produtos são feitos à mão, em Portugal.

A entrada no mercado, em 2016, correu melhor do que o esperado, e desde então a marca não parou de crescer, conquistando o coração das portuguesas e revolucionando os seus banhos de sol. Hoje em dia, apenas Rafaela Monteiro continua à frente da marca, e a jovem empreendedora partilha que “o caminho tem sido muito positivo, mas simultaneamente muito exigente e desafiador”. “Aos poucos temos conquistado o público feminino. A maioria das nossas clientes são fiéis e acompanham-nos desde a primeira coleção. A partir do momento que experimentam não querem outra coisa, pois para além de permitir bronzear a pele que fica por baixo do tecido, os nossos produtos têm a vantagem de serem muito confortáveis e de secarem extremamente rápido”, salienta a cofundadora da Coração Bobo.

Num âmbito mais pessoal, a antiga aluna do Técnico assume que o percurso tem sido desafiante. “O facto de englobar tantas matérias – como marketing, gestão, moda – que à priori não domino, pois estão fora da minha área de formação/estudo – Arquitetura, tem tornado o percurso por vezes mais difícil. É uma aprendizagem e descoberta constante. Mas, por isso mesmo, as conquistas também têm um sabor muito especial”, assume Rafaela Monteiro.

Apelidada de “Sea Roots”, a nova coleção para a primavera/verão de 2021 vem cheia de vida, é divertida e atrevidamente colorida. Inspirada no mar e nos seus elementos, procura realçar a beleza natural da mulher, sem grandes artifícios: o pé descalço, o cabelo salgado e a pele morena. “Esta vibe, tão leve, tão carioca, é parte genética da imagem que procuramos construir e o sentimento que queremos que todas as mulheres sintam quando vestem os nossos produtos”, frisa Rafaela Monteiro.

São 16 novos modelos, dois biquínis e dois fatos de banho, cada um disponível em quatro novas estampas, com o espírito leve e alegre que carateriza a Coração Bobo, conjugado com um charme natural. Vão dos tamanhos S ao XL e adaptam-se a todos os tipos de corpos. Os padrões são exclusivos e foram desenhados à mão pela artista Sofia Alves. “Pretendemos diferenciar-nos em campos distintos, não só no carácter inovador do tecido, mas também no tipo de padrões que apresentamos”, vinca a alumna. “A cor e o movimento são mais uma vez componentes essenciais, mantendo-nos fiéis ao nosso princípio artístico. Só assim conseguimos atingir a harmonia e a vivacidade que tanto caracteriza a nossa linguagem”, adiciona, em seguida.

Desde o início, a Coração Bobo aposta na produção nacional e obedece ao conceito de slow fashion, e assim continua a ser.  “Somos um negócio familiar de pequena escala e todas as nossas peças são produzidas à mão em Portugal. Não só pela questão da qualidade, mas também porque assim conseguimos garantir que os direitos dos trabalhadores são respeitados”, indica a antiga aluna do Técnico”. “Além disso, consideramos que é também importante apoiar as atividades nacionais e o desenvolvimento da nossa própria economia”, complementa.

A importância da mulher está bem presente no conceito e também no próprio processo de produção da marca, não fosse este um projeto de mulheres para mulheres – desde a confeção ao desenvolvimento e à gestão do projeto, a mulher participa em todas as etapas. “Temos como principal preocupação valorizar o nosso papel na sociedade que durante tanto tempo foi subestimado”, sublinha Rafaela Monteiro.

A jovem empreendedora assegura que ao comprar um biquíni ou fato de banho da Coração Bobo, as mulheres portuguesas estão a adquirir “um artigo de qualidade e que acrescenta valor”. “Para além de deixar bronzear, é extremamente confortável e prático: queremos que todas as mulheres se sintam bonitas e confiantes com elas próprias ao vestirem os nossos produtos”, destaca a alumna.

O crescimento da marca leva à pergunta inevitável sobre uma potencial entrada em novos mercados. Rafaela Monteiro salienta que esta aposta está no seu horizonte de ambições. “É um passo que queremos dar, mas também é um dos grandes desafios que se colocam: como chegar a novos mercados e ter capacidade de resposta. É importante escolher o caminho certo e ter uma estrutura capaz e consolidada”, destaca. Porque, acima de tudo, é só esta marca de qualidade que a Coração Bobo quer deixar junto das suas clientes.