Campus e Comunidade

D.E. Shaw escolhe alumnus do Técnico para liderar grupo de investigação em machine learning

O antigo aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Técnico foi contratado para chefiar este novo grupo que funcionará paralelamente e de forma independente aos esforços de longa data encetados pela empresa americana.

O professor Pedro Domingos, antigo aluno do Técnico, foi escolhido para liderar a equipa de investigação na área de machine learning do grupo D.E. Shaw, uma empresa global de investimento e desenvolvimento tecnológico com mais de US $ 50 bilhões em capital de investimento e com escritórios na América do Norte, Europa e Ásia. A escolha foi anunciada pela empresa no passado mês de agosto e o docente já está neste momento a exercer funções.

O grupo de investigação é também uma novidade na empresa e assume-se como um novo esforço em torno da aprendizagem automática, que funcionará paralelamente e de forma independente aos esforços de longa data encetados pela empresa americana. De acordo com as declarações prestadas pelo porta-voz do grupo americano, Randall Whitestone, esta equipa chefiada pelo professor Pedro Domingos “utilizará uma abordagem de investigação académica”, um facto que deverá ter pesado na decisão do alumnus do Técnico que sempre se manteve exclusivamente no mundo universitário, embora tenha revelado em entrevistas recentes as “muitas propostas de empresas, de facto muitas delas são tentadoras” que já recebeu.

Considerado uma referência internacional na área das tecnologias de informação, o antigo aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Técnico é apontado como um líder da opinião na área da aprendizagem automática e o seu livro “A revolução do algoritmo mestre – como a aprendizagem automática está a mudar o mundo” já foi traduzido para várias línguas e figura nas estantes de personalidades como Bill Gates, fundador da Microsoft, ou de Eric Schmidt, um dos nomes fortes da Google.  O alumnus do Técnico abraça este novo desafio através de uma licença sem vencimento na Universidade de Washington, onde é docente de Ciências da Computação.

A contratação do professor Pedro Domingos reflete uma aposta clara na inteligência artificial que várias empresas financeiras têm revelado progressivamente no último ano. Recorde-se que no início deste ano, a J.P. Morgan contratou a também alumna do Técnico, a professora Manuela Veloso, para liderar a pesquisa em torno da inteligência artificial da empresa, e a Goldman Sachs recrutou para a sua equipa o especialista em machine learning Charles Elkan.