Charbel Farhat, investigador da Universidade de Stanford, apresentou dia 20 de dezembro a palestra “Computational Mechanics for Landing on Mars”, no Anfiteatro Abreu Faro. A moderar a sessão esteve o Professor Pedro Coelho, presidente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM).
Na comunicação apresentada, Farhat focou-se no trabalho de modelação computacional aplicado aos paraquedas que tem vindo a desenvolver, na sua colaboração com a Agência Espacial Americana (NASA).
A aterragem é parte fulcral das missões e o correto funcionamento do paraquedas um ponto crítico – isto porque os veículos apenas podem ser ejetados do seu transportador, após abertura do paraquedas.
Desde 1997, a NASA enviou vários veículos motorizados (rovers) à superfície de Marte, com o objetivo de descobrir mais sobre o planeta vermelho. Quatro gerações de rovers depois, a crescente dimensão destes robots tornou-se um desafio. «O próximo (rover) será do tamanho de um miniautocarro», referiu o académico norte-americano.
O culminar da viagem de oito meses e meio, entre os planetas Terra e Marte, ocorre com a chegada dos «sete minutos de terror» – intervalo de tempo entre a abertura do paraquedas e a aterragem.
A modelação computacional surge como um recurso para o dimensionamento dos paraquedas, a utilizar nestas missões. No decurso da sua investigação, a equipa liderada por Charbel Farhat conseguiu já uma simulação numérica bastante aproximada do teste de voo, conforme o vídeo que o orador partilhou, nesta apresentação.
Esta conferência decorreu ao abrigo da parceria entre o Técnico e a Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) e no âmbito do programa American Corner Portugal.