Dia Aberto Técnico Taguspark recebe centenas de pessoas para celebrar 23.º aniversário do campus

No dia 11 de novembro, o campus do Taguspark do Técnico abriu portas e convidou a comunidade a participar na 3.ª edição do Dia Aberto.

“Vim visitar os laboratórios e esclarecer dúvidas dentro das áreas de Telecomunicações e Biomédica, porque são as minhas primeiras escolhas para o acesso ao ensino superior”. Matilde é estudante de 12.º ano e uma das muitas pessoas que, às 10h da manhã de 11 de novembro, faziam o seu registo na entrada principal do campus Taguspark do Instituto Superior Técnico, em Oeiras, para iniciar uma viagem pelo conhecimento promovido por investigadores, professores e estudantes da Escola.

“Os visitantes ficam sempre muito entusiasmados e surpreendidos pelos jogos serem desenvolvidos por estudantes do Técnico”, destacou Carolina Brás, estudante de Mestrado de Engenharia Informática e Computadores e responsável do projeto Laboratório de Jogos, que permitiu aos visitantes jogar videojogos. Era um dos quatro laboratórios a decorrer em simultâneo durante a manhã. Outro destes, o Laboratório de Robótica Marinha e Aérea do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), apresentou o Space Cobot, um robot colaborativo desenhado para ajudar no transporte de cargas numa estação espacial, capaz de interagir com humanos e outros robots num ambiente sem gravidade. Noutras salas, o Laboratório de Células Estaminais e Medicina Regenerativa do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB) demonstrava como os seus diferentes equipamentos são úteis para as suas investigações, e o Laboratório de Robótica Social/GAIPS do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC-ID) apresentou uma variedade de robots que interagem de diferentes formas com humanos.

Nos Átrios Central e Sul, concentraram-se dezenas de atividades, dinamizadas ao longo do dia por estudantes, professores e investigadores que apresentaram nas suas bancas os trabalhos e projetos desenvolvidos.  A prestar informações sobre os curso leccionados no Técnico estiveram também os serviços de Apoio ao Estudante do Taguspark. “Temos tido muitas pessoas com interesse e curiosidade sobre o Técnico, nomeadamente sobre os cursos lecionados no Taguspark”, salientou Beatriz Carvalho, estudante de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial e bolseira no Apoio ao Estudante do Taguspark.

Às 11h, a agitação que inicialmente se concentrava nos átrios passou para um dos anfiteatros, onde a palestra “A Inteligência Artificial e o Impacto na Sociedade” tomou lugar. Durante 40 minutos, Ana Paiva, professora do Técnico, explicou a evolução da Inteligência Artificial (IA) ao longo do tempo e o seu impacto nos dias de hoje.

Mesmo ao lado do anfiteatro, no Átrio Norte, decorriam as atividades hands-on “Introdução à Soldadura”, “Pisca Pisca com Arduíno” e o “Circuito Elétrico em papel”, dinamizadas pelo projeto ROB9-16, onde os mais novos podiam explorar e desafiar as suas competências nas áreas mais ligadas à Engenharia Eletrónica.

Às 15h, a sessão ao vivo da rubrica “Explica-me como se tivesse 5 anos” tomou novamente o palco do anfiteatro, onde Pedro Lima, professor do Técnico e investigador do ISR, explicou como funcionam os robots e que interações podem ser tidas com estes. Durante a sessão foram abordados temas como automóveis autónomos, avaliação da respetiva localização e de que forma é possível a sua condução. A sessão terminou com espaço para dúvidas, onde os espectadores na sala e remotos, com interesse e entusiasmo, puderam ver respondidas todas as suas dúvidas.

O Dia Aberto estendeu-se para além da ciência, engenharia, tecnologia e arquitetura. No complexo desportivo, Ana Paula Silva, responsável pela Escola de Taekwondo da Associação do Pessoal do Instituto Superior Técnico (APIST), ensinou algumas técnicas desta arte marcial. “Foi uma animação constante, com sala cheia”, reforçou Ana Paula. Durante o período de almoço, e ao fim da tarde, a Tuna Mista do Instituto Superior Técnico (TMIST) e a Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico (TFIST) tocaram, cantaram e animaram todos os visitantes no átrio central.

Para encerrar um dia pleno de demonstrações e exposições nos diferentes átrios, visitas a laboratórios de investigação temáticos, atividades hands-on e palestras, às 16h30 foram cantados os Parabéns ao Técnico Taguspark, após algumas palavras de agradecimento proferidas por Helena Galhardas, Vice Presidente do Técnico para a Gestão do Campus Taguspark.

Fotogaleria.