Dia dedicado à Engenharia de Petróleos

Annual Meeting e PetroSummit ofereceram um debate construtivo em torno dos novos desenvolvimentos e desafios nesta área.

Na passada sexta-feira, dia 19 de maio, os alunos de Engenharia de Petróleos do Instituto Superior Técnico, assim como todos os interessados na área puderam desfrutar de um programa repleto de atividades, conjugando as atividades do “Annual Metting” e o mais recente evento organizado pelo alunos : o PetroSummit.

A manhã foi dedicada ao “Annual Meeting” do mestrado e doutoramento em Engenharia de Petróleos do IST, um evento que tem vindo ao longo das edições a cativar os alunos, e marcado pela partilha de alguns dos trabalhos que estão a ser produzidos dentro da área. “Tem sido um evento de muito sucesso e tem os contado com um crescente e elevado número de participantes”, frisa a professora Maria João Pereira, responsável pela organização.

O volume de participantes manteve-se durante a tarde, mesmo sendo a primeira vez que o PetroSummit se realizou. A ideia partiu de duas Student Chapters recentemente criadas no Técnico e ligadas a reputadas associações mundiais: a Society of Petroleum Engineers (SPE) e a Society of Exploration Geophysicists (SEG). Os novos desenvolvimentos e desafios na engenharia de petróleos foram tema da conversa nas palestras dadas por profissionais de empresas a trabalhar em Portugal ou com ligações de trabalho a Portugal como é o caso da Beicip-Franlab. “A adesão ao evento, tanto por parte dos alunos como dos profissionais da indústria superou as nossas expectativas”, partilhou João Narciso, um dos alunos envolvidos na organização.

Célia Melo, uma das alunas presentes no evento, elogiou a iniciativa, marcando já lugar para uma próxima edição: “cá estaremos claro para o ano, é uma oportunidade fantástica”, afirma.  Os responsáveis por ambos os eventos estão já a pensar em estratégias para incrementar o próximo cartaz.