Dia dos Mestrados esclareceu estudantes sobre caminhos a seguir depois da licenciatura

A 2.ª edição do “Dia dos Mestrados do Técnico” preencheu o Salão Nobre do campus Alameda com estudantes, professores e funcionários da Escola.

Com a 2.ª fase de candidaturas a decorrer entre 11 de junho e 5 de julho, a escolha entre os 33 mestrados do Instituto Superior Técnico  pode não ser fácil para alguns. Como resposta a isso, na tarde de 6 de junho, o Salão Nobre do Instituto Superior Técnico abriu portas ao Dia dos Mestrados do Técnico, o evento no qual estudantes, professores e funcionários da Escola estão à disposição dos participantes para esclarecer as suas dúvidas quanto à oferta formativa de 2.º ciclo do Técnico.

Preenchida por dezenas de mesas ocupadas por coordenadores de curso, estudantes finalistas e representantes de vários serviçosda Escola, a sala rapidamente se encheu de conversas e trocas de impressões sobre como é estudar num mestrado do Técnico.

Beatriz Lopes é uma das pessoas dispostas a auxiliar quem procura esclarecimentos. A estudante do Técnico explicou que no evento estão representados vários serviços que auxiliam os estudantes, respondendo às suas dúvidas relativas a créditos e sobre como escolher planos curriculares, programas de mobilidade internacional e outros aspetos curriculares. Para questões referentes a um mestrado específico, a coordenação destes também esteve presente.

Indeciso entre duas áreas de interesse que ficou a conhecer durante a licenciatura que agora termina, João Santos veio ao Dia dos Mestrados para tentar ‘desempatar’ a sua decisão. “Tive a oportunidade de falar com professores que já conheci durante as cadeiras e todos foram bastante simpáticos e solícitos”, partilhou o estudante do Técnico. “Tinha muitas questões relativamente às diferenças entre os dois mestrados que pondero, e poder perguntar exatamente aquilo que se vai fazer – que pode não ser fácil de perceber lendo apenas os programas – ajudou-me, sem dúvida”, informou.

Não foram só os estudantes de licenciatura que beneficiaram com este evento, contudo. Laura Zappavigna está a concluir o primeiro ano do seu mestrado, mas fez questão de comparecer para colocar dúvidas sobre unidades curriculares opcionais e o funcionamento do programa Erasmus.  No ano passado, frequentou a primeira edição do Dia dos Mestrados e já nessa altura considerara o evento “super esclarecedor” para a decisão de curso que veio a tomar.

Enquanto estudante finalista do seu mestrado, João Francisco sabe como se processa a candidatura a uma tese e a inscrição nas várias áreas de um mestrado. A par de dezenas de outros colegas, está no evento para responder às questões dos participantes. “Perguntaram-me muito pela minha perspetiva enquanto estudante de mestrado no Técnico”, explica o aluno. Tem respondido aos participantes no evento que “tem sido um processo interessante, com cadeiras muito práticas onde pude desenvolver projetos de que tenho gostado muito”. João identificou ainda que “há muitas pessoas que não têm uma ideia clara de como vai ser a etapa do mestrado, algo muito importante para fazer um planeamento informado e correto do seu 2.º ciclo”, pelo que considera o Dia dos Mestrados “um evento muito útil”.