Campus e Comunidade

Dia Mundial Quântico: um evento global lançado a partir do Técnico

O Dia Mundial Quântico, lançado pelo professor Yasser Omar, docente do Técnico, e celebrado a 14 de abril, reuniu cientistas de todo o mundo, unidos em prol de um objetivo: ajudar a promover o entendimento público da Ciência e Tecnologia Quânticas.

Imagina a sua vida sem computador, sem internet, ou televisão por cabo? Se a resposta for não, saiba que, em parte, deve tudo isto à Física Quântica. Embora muitas pessoas estejam já familiarizadas com o nome, algumas ainda desconhecem as suas muitas aplicações, e são ainda muito poucos aqueles que a conseguem compreender.  É com o objetivo de tentar desmistificar esta área da Ciência que nasce o World Quantum Day (WQD), ou Dia Mundial Quântico em português, lançado pelo professor Yasser Omar, docente do Departamento de Matemática (DM) e coordenador do Grupo de Física da Informação e Tecnologias Quânticas do Instituto de Telecomunicações (IT).

“A Física Quântica dá-nos a compreensão mais fundamental que temos sobre a natureza e o universo, das partículas que o constituem e das forças que as fazem interagir”, destaca o docente do Técnico. E, para além de já ter um papel crucial em inúmeras tecnologias que invadem o nosso quotidiano, incluindo no GPS e em diagnósticos médicos, a Física Quântica “está na base de novas tecnologias emergentes e disruptivas, como a computação quântica, a criptografia quântica, e os sensores quânticos, que nos próximos anos poderão vir a transformar a sociedade da informação em que vivemos”, realça o professor Yasser Omar. “Por tudo isto, é importante esse conhecimento ser partilhado com a sociedade. O conhecimento é poder, e partilhá-lo é um ato de democracia”, acrescenta o docente do Técnico.

Assim, e ciente do sentido e potencial do seu projeto decidiu avançar com a iniciativa, ainda que não pensasse conquistar tamanha adesão: “em pouco tempo, conseguimos estabelecer uma rede cobrindo mais de 65 países”, refere o professor Yasser Omar. O que era para ser um lançamento simbólico no dia 14 de abril deste ano, que marcaria o início da contagem decrescente para a primeira celebração global a 14 de abril de 2022, rapidamente se tornou num evento de destaque que se desdobrou em iniciativas de divulgação científica em diferentes línguas, na Ásia, em África, na Europa, na América do Norte, e na América do Sul.

Pessoas de todo o mundo assistiram à conferência de lançamento do WQD

A conferência de lançamento do Dia Mundial Quântico, transmitida no canal de YouTube do WQD, na tarde desta quarta-feira, 14 de abril, foi uma mostra fiel de todo este sucesso.  O percurso e conhecimento do orador convidado, o professor Alain Aspect, docente da Université Paris-Saclay, seriam por si só motivação para não perder um minuto do que se seguiria. É que o docente da Université Paris-Saclay, além de um grande divulgador de Física Quântica, foi um dos primeiros físicos a demonstrar experimentalmente a existência do entanglement quântico – fenómeno físico que está na base da computação quântica. As expectativas voltariam, no entanto, a ser ultrapassadas.

O Físico francês conduziu uma palestra muito acessível sobre a dualidade onda-partícula, explicando que a escolha do tema esteve diretamente relacionada com o interesse que lhe está subjacente e o desafio que lhe foi lançado de preparar uma palestra para o público em geral. “Penso que este assunto enfatiza uma das características mais extraordinárias da Física Quântica”, disse.

Ao longo de mais de uma hora, o professor Alain Aspect liderou o processo de descoberta em torno deste conceito básico da Física Quântica, lembrando que o mesmo foi inicialmente indicado por Einstein sobre a luz, e desenvolvido sobre partículas materiais por Louis de Broglie. “O facto de ser um problema conceptual não deve esconder o facto de que a mecânica quântica é a teoria mais fantástica alguma vez inventada pela humanidade”, frisava, a determinada altura, o orador. No alinhamento da palestra não ficou esquecida a tão desejada explicação sobre as suas experiências pioneiras, e a discussão da experiência de escolha adiada de John Archibald Wheeler.

Dos testes fundamentais, o orador passaria para inúmeras aplicações que resultam de todo este processo de descoberta. “Algo fantástico aconteceu nas últimas décadas, as pessoas perceberam que estas características extraordinárias da mecânica quântica podem levar a aplicações, as chamadas tecnologias quânticas”, afirmou. Após evidenciar essas mesmas aplicações, e a forma como estão a ser exploradas por vários países, o orador frisava que “a conclusão de tudo isto é que primeiro demonstrámos experimentalmente um dos grandes mistérios quânticos”. “A outra grande lição é que questionar uma equação fundamental pode levar a aplicações”, concluía.

O chat do canal assumiu-se com uma janela para o impacto mundial do evento. A audiência ia partilhando- em vários idiomas- o entusiasmo com o evento, e expondo as suas dúvidas sobre o que ouviram. A repercussão e a celebração da iniciativa estenderam-se também às redes sociais, e não há dúvidas de que o Dia Mundial Quântico deu que falar nos quatro cantos do mundo. Que o diga o professor Yasser Omar convidado para dar uma palestra no Uzbequistão e depois na África do Sul, e num debate no Brasil.  No total, o WQD desdobrou-se em mais de 15 iniciativas entre debates e palestras.

Um evento que veio para ficar

À pergunta sobre o que podemos esperar em 2022, o professor Yasser Omar responde que “em 2022 esperamos cobrir mais países, mais cidades, mais escolas, mais academias, mais espaços de debate, mais locais públicos. E se calhar museus, teatros, salas de concerto, cinemas, porque não?”, declara o organizador do WQD. “E cobrir mais áreas do conhecimento. Mais áreas da Física, como a informação quântica, a física de partículas, a ótica, a matéria condensada, a cosmologia, a gravitação, etc. E cobrir também a Química, a Matemática, a Informática, as Telecomunicações, e as Engenharias em geral. E a Arqueologia, a Medicina, a Conservação e Restauro, etc. E também a Filosofia. Assim, como a Ética, e o possível impacto económico e social das tecnologias quânticas emergentes. E a Pedagogia, e a discussão sobre como ensinar ciência e tecnologia quânticas às diferentes gerações. E também criações artísticas inspiradas por esta área”, adiciona o docente.

Apesar de o dia 14 de abril ter sido a data escolhida para assinalar o evento, o lema da organização é inequívoco: “Todos os dias são Dias Quânticos”. A omnipresença desta área em tantas dimensões da nossa sociedade assim o permite. “E onde a Física Quântica ainda não está, pode passar a estar”, aponta o professor Yasser Omar.  “Mas não precisamos de fazer tudo em 2022, temos também 2023, 2024, 2025, e por aí fora. Temos tempo, a física quântica transformou o nosso conhecimento sobre o universo e a nossa sociedade ao longo dos últimos 100 anos, e irá certamente continuar a fazê-lo nos próximos 100”, remata, com entusiasmo, o docente.