Dois projetos do Técnico entre os finalistas de prémio de inovação da Altice

Inseridos na categoria ‘Academy’, os projetos de Francisco Maria Calisto e João Santinha chegaram à final da Altice International Innovation Award.

Francisco Maria Calisto e João Santinha, estudantes de doutoramento e investigadores do Instituto Superior Técnico, levaram os seus projetos de investigação à final da 7.ª edição do Altice International Innovation Award, uma competição de inovação dedicada a reconhecer e apoiar o talento tecnológico de finalistas de doutoramento e startups. Os dois investigadores foram nomeados na categoria ‘Academy’ e compareceram na cerimónia de entrega de prémios, decorrida a 21 de novembro no Convento do Beato, em Lisboa.

Francisco Maria Calisto apresentou o projeto “Design Centrado no Ser Humano de Agentes Inteligentes Personalizados em Diagnóstico por Imagem Médica”, que promove a integração de inteligência artificial (IA) na área da saúde, especificamente na radiologia. O seu enquadramento propõe agentes de IA que assistem os clínicos, fornecendo apoio diagnóstico de segundo leitor adaptado ao fluxo de trabalho e nível de experiência de cada clínico. “Melhorar a precisão do diagnóstico, especialmente em áreas críticas como a deteção de cancro de mama, pode levar à deteção precoce e melhores resultados para os pacientes”, explica o investigador. Inserido na sua tese de doutoramento, o projeto é orientado por Nuno Jardim Nunes, do Instituto de Tecnologias Interativas, e Jacinto Nascimento, do Instituto de Sistemas e Robótica, ambos professores do Técnico.

João Santinha desenvolveu o projeto “Methods for Improving Generalizability and Robustness of Medical Imaging AI Models”. Incidindo sobre a melhoria dos cuidados de saúde através de diagnósticos potenciados pela IA, o investigador considera que “desenvolver soluções para criar modelos mais robustos é crucial”. Os métodos que o título do seu projeto refere “são extremamente importantes, uma vez que os modelos de inteligência artificial criados atualmente não são capazes de garantir uma capacidade de lidar com variações existentes nos sistemas de saúde”. Este projeto de doutoramento conta com a orientação de Mário Figueiredo, professor do Técnico e investigador do Instituto de Telecomunicações.

O prémio da categoria ‘Academy’ acabou atribuído ao projeto de Emanuel Marques, estudante da Universidade de Coimbra, incidindo sobre veículos elétricos. O Altice International Innovation Award abarca projetos de áreas tecnológicas como IA, machine learning, 5G, internet das coisas, cidades inteligentes, big data, eSaúde, segurança, blockchain e tecnologias quânticas, entre outras.