Ciência e Tecnologia

Dois projetos do Técnico entre os selecionados pela FCT para reforçar combate à pandemia

Os projetos ‘SCOPE- Spatial Data Sciences for COVID-19 Pandemic’ e o “DETECT - Data sciEnce Tools for Epidemiologic surveillance using multiple sourCes of data” fazem parte do leque de 12 projetos aprovados no âmbito do concurso “AI 4 COVID-19”.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) aprovou 12 projetos de investigação no âmbito do concurso “AI 4 COVID-19”, destinado a reforçar o combate à COVID-19 e futuras pandemias. Entre estes, estão dois projetos com ligação ao Técnico: o “SCOPE- Spatial Data Sciences for COVID-19 Pandemic”, liderado pelo Centro de Recursos Naturais e Ambiente(CERENA), e o “DETECT – Data sciEnce Tools for Epidemiologic surveillance using multiple sourCes of data”, coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID).

Os 12 projetos selecionados traduzem um investimento total de três milhões de euros, dos quais cerca de 465 mil têm como destino os centros de investigação do Técnico.

Nesta 3.ª edição de concursos anuais do programa para a investigação em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública, foram avaliadas 39 candidaturas. Segundo o comunicado da FCT, o objetivo central do programa é a promoção do conhecimento científico a partir da análise de grandes quantidades de dados disponíveis na Administração Pública.

O concurso “AI 4 COVID-19” está enquadrado na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, também conhecido por Portugal INCoDe.2030, na vertente dedicada à investigação. Tal como em anos anteriores, os projetos escolhidos pretendem promover a extração de informação útil a partir de grandes repositórios de dados (big data) e do desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial. Nesta edição, e porque as circunstâncias assim o incitam, foi dado destaque às questões relacionadas com o combate à COVID-19 – bem como de outras pandemias que, eventualmente, poderão vir a disseminar-se no futuro.