Campus e Comunidade

Duas centenas de estudantes do Secundário acolhidos pelo Técnico em atividades do Verão na ULisboa

Participantes realizaram uma dezena de atividades práticas e laboratoriais organizadas por Núcleos de Estudantes do Técnico.

Delineado com fita cola, no chão de um dos laboratórios da Torre Sul do campus Alameda do Instituto Superior Técnico, está o recorte de um corpo. A ‘vítima’ é Leonor, uma guia do Núcleo de Apoio ao Estudante da Escola, e os ‘inspetores’ são estudantes do Ensino Secundário, responsáveis por identificar o ‘criminoso’ através de um processo laboratorial envolvendo amostras de DNA de vários suspeitos. Em cima de uma das bancadas do laboratório, um quadro cravejado de pioneses unidos por cordões vermelhos tenta mapear nomes, fotografias, capturas de ecrã contendo mensagens de telemóvel incriminatórias, namoricos e desavenças.

O enredo fictício é encarado com leveza e brincadeira por estes jovens que participam numa das muitas atividades oferecidas por Núcleos de Estudantes do Técnico, no seio do programa do Verão na ULisboa, promovido em simultâneo por várias Faculdades da Universidade de Lisboa. De 30 de junho a 4 de julho, cerca de duas centenas de estudantes do Ensino Secundário ficaram a conhecer os campi da Alameda e de Oeiras do Técnico e contactaram diretamente com os diversos ramos estudados pela Escola, usufruindo da mentoria de estudantes do Técnico, que serviram de monitores durante a estadia.

“Vim para esta semana para tentar desmistificar as minhas escolhas para a faculdade”, partilha José durante uma pausa nas atividades, minutos depois de ter aprendido mais sobre substâncias luminescentes num dos laboratórios da Torre Sul. A frequentar o 12.º ano em Lisboa, este aluno ainda não tomou uma decisão quanto ao curso superior que pretende seguir, mas garante que “o Técnico está entre as primeiras” escolhas. Considera-se focado no ramo da física, mas resolver o mistério do ‘crime’ no laboratório abriu-lhe também o apetite para a área da engenharia biomédica. Membro da equipa 3+1 Mosqueteiros (porque, devido à realização do exame nacional de Matemática, chegou depois dos outros colegas ao evento), o jovem mostrou-se confiante quanto ao desempenho que esperava do seu rocket no já tradicional lançamento que tem lugar na tarde do último dia do Verão na ULisboa, no campus Alameda.

Foi justamente nessa tarde que diversos rockets silvaram pelos céus da Alameda. Cá em baixo, a animação era muita, com os estudantes empunhando marcadores pretos com que pichavam de assinaturas as t-shirts uns dos outros (uma aluna do Técnico que acompanhou um dos grupos envergava orgulhosamente dizeres como “fofa”, “és bué chata” e “melhor monitora”). A alegre cacofonia subiu de tom quando chegou a hora de celebrar o desempenho da equipa vencedora, as “Bananas Abençoadas”.

Neste lançamento de rockets, os participantes viram o culminar de uma semana que incluiu uma visita ao Estádio Universitário de Lisboa. A caminho do recinto, ao azul ciano do Técnico juntaram-se outros matizes, assinalando outras escolas da ULisboa. Vermelhos, verdes, amarelos e mais tons ainda juntaram-se numa palete de jovens vindos de vários pontos do país, mas unidos na Cidade Universitária para a prática de jogos e desportos.

Fruto de toda esta animação, Ana Isabel recomenda “sem dúvida” a colegas e amigos que participem em edições futuras do Verão na ULisboa. “Mais virada para as engenharias”, a oportunidade de falar com estudantes do Técnico estimulou a sua curiosidade e é um ponto forte da iniciativa. “Mesmo que não se identifiquem muito com aquilo que fazem nas atividades, falar com pessoas mais velhas que já têm mais experiência é importante”, defende.

Fotogaleria.