“E agora, quem é que quer seguir Engenharia?”

Chegou esta sexta-feira ao fim a primeira semana do Verão na ULisboa 2016, uma iniciativa da Universidade de Lisboa que pretende proporcionar aos alunos do Ensino Básico e Secundário a oportunidade de conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica nas várias escolas.

No Técnico, os alunos do 7.º ao 9.º ano puderam esta semana optar pelo programa “Quero ser… Engenheiro”, no campus Alameda, ou pelo programa “Dos Carros Inteligentes aos Videojogos: Vem viver a Tecnologia”, no campus Taguspark.

Ao longo de cinco dias, os participantes que escolheram a Alameda para ocupar as férias puderam construir foguetes, aprender a soldar, imaginar uma casa ou construir um barco a vapor; no Taguspark, aprenderam mais sobre o funcionamento das comunicações, deram os primeiros passos na programação e experimentaram realidade virtual. Contas feitas, foram mais de duas centenas os alunos do 3.º ciclo que aprenderam um pouco mais sobre Engenharia.

Na sessão de encerramento do programa da Alameda a professora Palmira Silva, vice-presidente do Técnico para a Área de Comunicação e Imagem, não perdeu a oportunidade para pedir feedback aos participantes que encheram o Salão Nobre. À pergunta “adoraram esta semana?”, responderam muitos braços no ar. “E agora, quem é que quer seguir Engenharia?”: o número de braços no ar é ainda maior.

O dia terminou com o lançamento dos foguetes construídos pelos alunos, na alameda do Instituto Superior Técnico: como já é habitual, não correu bem à primeira, mas isso não desmotivou os futuros engenheiros, que mostraram o mesmo entusiasmo de sempre.

O Verão na ULisboa é organizado pela Universidade de Lisboa, e mais informações podem ser encontradas no site da universidade. A próxima semana será dedicada aos alunos do 10.º ao 12.º anos, que terão a oportunidade de participar em “Projeta o teu Futuro no Técnico #Sou Engenheiro” e, igualmente, “Dos Carros Inteligentes aos Videojogos: Vem viver a Tecnologia”. No Técnico, as atividades são organizadas pelo NAPE – Núcleo de Apoio ao Estudante.