Emily S. Weinstein partilhou preocupações de segurança em ciência e tecnologia em sessão do American Corner

Investigadora do Center for Security and Emerging Technology (CSET), da Universidade de Georgetown, abordou os objetivos da República Popular da China nas áreas da Ciência e Tecnologia e da Transferência de Tecnologia.

A investigadora Emily S. Weinstein foi a convidada mais recente das palestras organizadas pelo American Corner do Instituto Superior Técnico. Esta terça-feira, dia 7 de março, a investigadora do Center for Security and Emerging Technology (CSET), da Universidade de Georgetown, deu uma palestra com o tema “Navigating economic security issues with PRC (People’s Republic of China)”.

Na abertura da sessão, o professor Luís Viseu Melo, docente do Departamento de Física do Técnico, fez a apresentação da palestra e da investigadora. De seguida, Emily Weinstein apresentou o CSET antes de avançar para o tema da palestra.

A investigadora começou a sua intervenção referindo-se aos objetivos da República Popular da China em termos de Ciência e Tecnologia, abordando em particular a área da Transferência de Tecnologia. A investigadora destacou a este respeito as práticas legais, como as compras diretas de tecnologia, a aquisição de empresas, os estudantes internacionais chineses em universidades ocidentais.

A investigadora destacou como principais interesses por parte da China na área tecnológica os equipamentos médicos, a biofarmacêutica, os novos materiais e as tecnologias de informação. Emily Weinstein referiu ainda que 50% dos projetos que envolvem a China referem-se às áreas de biotecnologia ou inteligência artificial.

A forma como a China atua na perspetiva de angariar e criar relações com universidades e empresas foi também abordada pela investigadora que referiu, a este respeito, que existem cerca de 150 diplomatas chineses, em 52 países, apenas com foco na área da Ciência e Tecnologia.

A sessão terminou com a investigadora a dar alguns conselhos no que refere à participação conjunta com entidades chinesas, dando como exemplo a diferença de versões dos websites em chinês ou inglês.