Encontro do Fórum dos Núcleos de Estudantes voltou a ser presencial

Foi com sala cheia que decorreu a 14.ª edição do Encontro do Fórum dos Núcleos de Estudantes do Técnico, na passada quinta-feira, dia 22 de setembro de 2022. Esta iniciativa, que tem como objetivo reunir as equipas dos Núcleos e Clubes de estudantes que integram o Fórum, não se realizava presencialmente há quase três anos, pelo que o regresso a este formato foi notado de forma positiva pelos intervenientes.

Num primeiro momento, tomou a palavra o professor Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico para  as Ligações Empresariais e Operações, que fez um balanço das atividades do ano letivo anterior, felicitando as equipas por todo o seu trabalho. O professor destacou o papel fulcral dos Núcleos de Estudantes, referindo que “os Núcleos são o pulsar das atividades desenvolvidas no Técnico” e, ainda , “nós somos os responsáveis pelo sucesso da nossa instituição e vocês são o somatório desse sucesso”.

Seguiram-se as intervenções de Leonor Matos, membro estudante do Conselho Pedagógico e de Gonçalo Mamede, Presidente da Associação dos Estudantes (AEIST), que congratularam os Núcleos por ajudarem os estudantes a nível académico e por serem a força motriz da Escola. “Não vejo a riqueza em termos de associativismo como vejo no Técnico”, confessou Gonçalo Mamede, frisando que “a importância dos Núcleos no Técnico é algo sem paralelo no nosso país”.

A reunião foi em seguida dedicada a transmitir informações importantes para as equipas, em que intervieram Beatriz Mendes, coordenadora do Núcleo de Parcerias Empresariais e Carla Patrocínio, coordenadora da Área de Transferência de Tecnologia. Falou-se das iniciativas de apoio às atividades dos núcleos, nomeadamente os prémios dos concursos CA2ECTécnico e TecInnov Santander Competitions.

Por último, foi realçada a importância da colaboração entre os Núcleos e as atividades desenvolvidas no âmbito do Técnico Career Center. Foi realizado um apelo a que possa existir um envolvimento mais dinâmico dos Núcleos nas atividades desenvolvidas, ao qual foi dado um especial destaque à plataforma Técnico Alumni, lançada em maio.