Encontro Nacional de Estudantes de Materiais 2021 no Técnico

O Encontro teve lugar nos dias 8 e 9 de novembro

O Auditório Abreu Faro foi a casa do Encontro Nacional de Estudantes de Materiais que contou, na sessão de abertura, com as presenças do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Manuel Heitor, do Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço e do engenheiro Luís Machado, Presidente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

O Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, começou a sua intervenção por recordar que “as primeiras jornadas de Engenharia de Materiais foram em 1993, no Técnico” e que serviram de base à “formação de um dos primeiros núcleos de alunos do Técnico, o NEMAT – Núcleo de Engenharia de Materiais do Técnico”.

Recorrendo a cópias antigas, Rogério Colaço mostrou à plateia a antiga publicação do NEMAT, lançando um desafio aos alunos de Materiais, “de terem novamente um instrumento de divulgação”.

O engenheiro Luís Machado informou os alunos presentes que estes se podem inscrever na Ordem, mesmo sendo ainda alunos, e que a “Ordem dos Engenheiros está sempre muito interessada em colaborar com as Universidades”.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Manuel Heitor, começou a sua intervenção por se referir à diferença de género entre a plateia, maioritariamente feminina, e a mesa do encontro, exclusivamente masculina. Manuel Heitor prosseguiu a sua intervenção referindo-se “à importância crescente dos materiais na década que estamos a iniciar”, fazendo referência à COP26 e à Lei do Clima na Europa. A este respeito, o governante afirmou que “precisamos evoluir para uma economia circular em que não há desperdício” e que “hoje o contexto das Ciências dos Materiais está a ganhar outra importância na Europa e no Mundo”.

Manuel Heitor abordou ainda a questão da eletrificação da mobilidade, a utilização do hidrogénio e os sistemas espaciais, como os satélites miniaturizados para monitorização do Planeta, como áreas de futuro. O responsável pela Ciência, Tecnologia e Ensino Superior terminou a sua intervenção afirmando que “vocês são a geração que vai impor a transição energética”.