Entregue o primeiro prémio de mérito Novabase em Engenharia de Software

Depois de ultrapassarem várias etapas, a equipa de cinco alunos da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores conseguiu arrecadar o galardão referente ao ano letivo 2017/2018.

Depois de uma série de etapas nas quais se desdobrou o prémio de mérito Novabase em engenharia de software, eis que esta quinta-feira, 27 de setembro, teve lugar a derradeira apresentação que definiria o vencedor do galardão. Antes da apresentação da única equipa a concurso, usaram da palavra o vice-presidente do Técnico para a gestão do Taguspark, o professor Luís Correia e o diretor de Recursos Humanos da Novabase, o engenheiro Ricardo Nunes. “Este projeto é tão importante para o Técnico como para a Novabase. É uma experiência importante, que permite que as pessoas cresçam, que possam aprender o que é uma empresa”, referia o engenheiro Ricardo Nunes, frisando que gostaria de ter tido a oportunidade de usufruir de oportunidades similares aquando da sua passagem pelo Técnico como aluno. O discurso do professor Luís Correia acompanhou o mesmo sentido, tendo o docente destacado a importância destas iniciativas no enriquecimento dos alunos do Técnico: “É bom que os estudantes percebam que além da nota e das atividades mais comuns, podem fazer coisas que lhes sejam úteis e que lhes mostrem a aplicação do que vão aprendendo”.

Também o professor Rui Maranhão, docente da unidade curricular em que o desafio foi lançado aos alunos do Técnico – engenharia de software-, fez questão de partilhar alguns dos estímulos e aprendizagens subjacentes a esta primeira edição da iniciativa. “Este prémio assentou numa espécie de maratona com vários checkpoints. Os alunos tinham que fazer entregas quinzenais, e só os grupos mais bem-sucedidos em cada etapa tinham a oportunidade de conhecer a Novabase”, explicou o docente. “Esta parte resultava bastante bem porque eles vinham muito entusiasmados”, assinalou de seguida, destacando ainda uma das grandes mais-valias deste prémio:  o facto de “dar liberdade aos alunos para explorarem uma nova tecnologia”.

Foi depois a vez dos verdadeiros protagonistas do evento – Samuel Santos, João Francisco Almeida, Bernardo Andrade, Ivan Zarro, José Ferrão e Nuno Bombico – intervirem. De forma muito resumida o grupo apresentou o “Extramile”, uma aplicação que permite adquirir e planear aventuras nos mais variados destinos, compilando e dando resposta às várias necessidades dos “aventureiros”. Os alunos da licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores do Taguspark fizeram ainda questão de partilhar a metodologia seguida, as várias etapas de desenvolvimento e também as dificuldades encontradas.

Apesar de este ser o único projeto a concurso a vitória não estava assegurada, e os alunos foram confrontados com várias perguntas que iriam pesar na avaliação posterior do júri. Após alguns momentos de ponderação, os jurados – o professor Rui Maranhão, o professor António Rito Silva e o engenheiro Paulo Ferro da Novabase – entregaram à equipa, embrulhado em múltiplas felicitações, o prémio no valor de 1250 euros.

O prémio Novabase em Engenharia de Software é uma das iniciativas resultantes da parceria entre o Técnico e a tecnológica portuguesa, e direcionado para os alunos da unidade curricular de Engenharia de Software do Departamento de Engenharia Informática, lecionada nos dois campi do Técnico pelo professor Rui Maranhão- embaixador desta parceria com a Novabase. O modelo adotado para este prémio de mérito é inovador e bastante dinâmico, solicitando-se aos grupos de alunos da disciplina a apresentação de projetos quinzenalmente. No final do semestre deverá ser entregue o trabalho extra, e nas primeiras semanas de aulas do semestre seguinte apresentando um pitch final do projeto.