Campus e Comunidade

Duas equipas conquistam Prémio de Mérito Novabase em Engenharia de Software

Nesta que foi uma edição diferente, o galardão foi conquistado não por um, mas por dois grupos de alunos do Técnico.

Realizou-se na passada terça-feira, 29 de setembro, a entrega da 3.ª edição do Prémio de Mérito Novabase em Engenharia de Software. Apesar do regulamento do galardão apenas prever uma equipa vencedora, a excelência do trabalho realizado acabou por dividir o júri, e a questão acabaria por ser resolvida com o reconhecimento excecional de duas equipas:  a “es20al_18” e os  “AtLETIco F.C”

A lutar pelo prémio monetário, no valor de 1250 euros, associado a este galardão estavam quatro equipas de alunos da unidade curricular (u.c) de Engenharia de Software, que foram superando as várias fases do projeto.  Tendo por base uma plataforma de ensino à distância, os alunos foram desafiados a encontrar lacunas, fornecer soluções que as remediassem, adicionando funções e melhorias ao produto que achassem importantes no processo de aprendizagem, tornando a experiência do utilizador mais positiva.

A cerimónia contou com a presença do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, do vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral e do presidente do Departamento de Engenharia Informática (DEI), professor José Carlos Monteiro. Do lado da empresa que apoia o galardão, estiveram presentes o CEO da Novabase, João Nuno Bento, e a Head of Talent Acquisition da tecnológica, Dra Isabel Costa. O evento realizou-se em formato híbrido, sendo permitido que alguns dos grupos fizessem as suas apresentações de forma remota.

De forma distinta, as equipas finalistas apresentaram o projeto que desenvolveram no âmbito da disciplina de Engenharia de Software, enumerando sugestões de melhoria para a plataforma, identificando funções que consideram essenciais e que por isso acrescentaram, apresentando as alterações feitas no código e exaltando os fatores diferenciados de cada trabalho. O núcleo de jurados do prémio composto pelo professor António Rito, responsável pela u.c, o professor João Ferreiro, também docente da disciplina, e pelo engenheiro Paulo Ferro, Associate Specialist da Novabase , não deixou nenhum detalhe ao acaso, utilizando os minutos que sucediam os pitchs, para satisfazer algumas dúvidas.

Enquanto o júri apurava os vencedores, os alunos recebiam os diplomas de participação e partilhavam um balanço da experiência. “Este projeto foi, antes de tudo, uma forma de nos mantermos todos unidos e de comunicarmos em tempos de pandemia. Acho que foi uma mais-valia para cada um de nós, porque tivemos um objetivo em que nos focamos e com o qual aprendemos”, revelava o aluno Daniel Serafim, membro da equipa “es20al_18”.

O professor António Rito seria o porta-voz do júri e das dificuldades na tomada de decisão. “Foi uma escolha difícil, o que é bom sinal”, referia o docente do Técnico, explicando que esta opção de galardoar duas equipas seria tomada tendo por base a qualidade dos trabalhos e elencando os aspetos diferenciadores dos mesmos.

Entre os alunos premiados estão Daniel Serafim, Daniel Matos, João Dinis, Tiago Fonseca e Tomás Inácio que compõem a equipa “es20al_18”. Por sua vez, a outra equipa distinguida os “AtLETIco F.C” é formada pelos estudantes: Afonso Sousa, André Marques, João Achando, Miguel Franco, Oleksandr Stopchak e Ricardo Vaz.

Além da distinção dos alunos da unidade curricular, este prémio engloba ainda uma doação para a melhoria da qualidade de ensino, no valor de 850 euros, entregue ao DEI.