Campus e Comunidade

Equipa de estudantes do Técnico conquista prémio no programa Internacional SEG EVOLVE 2022

Uma equipa formada por estudantes dos programas doutorais Georrecursos e Engenharia de Petróleos e do Mestrado em Engenharia de Recursos Energéticos do Técnico conquistou o prémio ‘Pensamento Crítico: Excelência em pensamento crítico na avaliação de dados geocientíficos’ na edição de 2022 do programa internacional SEG EVOLVE 2022.

A equipa, ROCK ET Team, supervisionada pelo Professor Leonardo Azevedo e composta pelos estudantes de Doutoramento Ana Filipa Duarte e Roberto Miele, e pelas estudantes de Mestrado Inês Carvalho, Stela Sofia Brito e Manuella Campos foi numa primeira fase selecionada para participar na edição do programa SEG EVOLVE 2022. Nesta edição participaram 11 equipas de várias Universidades de todo o mundo.

Durante 6 meses as 11 equipas selecionadas foram postas à prova num desafio de cariz multi-disciplinar e experimental, utilizando dados do mundo real, para identificar as melhores oportunidades de investimento relacionadas com a exploração sustentável de recursos energéticos e geo-armazenamento de dióxido de carbono nas áreas geográficas que lhes foram atribuídas.

O desafio da ROCK ET Team foi a exploração e estudo do conjunto de dados da Bacia de Cooper (Austrália do Sul) para identificar a presença de recursos naturais e reservatórios economicamente rentáveis para a Captura e Armazenamento de Carbono, a fim de mitigar o seu impacto ambiental. A apresentação dos resultados finais decorreu de forma presencial na conferência anual IMAGE 2022 em Houston, Texas, EUA. O trabalho, após apresentado a um júri composto por especialistas de diversas áreas relacionadas com os recursos energéticos, foi distinguido pela capacidade que a equipa do Técnico demonstrou na integração de dados com diferentes origens e na sua interpretação e modelação de forma crítica.