No campus Alameda do Instituto Superior Técnico, a antiga sala P1 do piso 1 do Pavilhão de Matemática/Física tornar-se-á, a partir de 18 de novembro, num renovado ‘Espaço +Física’, que contará com horários de tutoria para colmatar lacunas nesta área de estudo e servirá de ponto de encontro para esclarecimento de dúvidas. A sala tem lotação para 25 a 30 estudantes.
A tutoria será prestada por colaboradores docentes – estudantes da Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica e Mestrado em Engenharia Física Tecnológica –, procurando-se fortalecer as bases de física e de matemática aplicada à física dos estudantes do Técnico, numa iniciativa do Departamento de Física.
“É um espaço colaborativo”, explica Filipe Joaquim, professor do Técnico e coordenador da equipa de tutores. Entre as 9h e as 19h, a sala estará aberta “para qualquer docente das unidades curriculares de Física, caso este queira marcar uma aula de dúvidas ou explorar um conceito de física”, explica.
A par destas atividades, está ainda planeada a realização de minicursos com duração entre 1h30 e 3h, abertos a todos os estudantes do Técnico mediante inscrição. Estão já previstos três minicursos de “Kit de Sobrevivência em…”, incidindo sobre “Como abordar problemas em Física”, “Vetores e sistemas de coordenadas” e “Derivadas, integrais e afins para a Física”.
O espaço conta com um site que contém informações sobre os horários de tutoria e minicursos a serem conduzidos.