Na passada sexta-feira, 31 de março, foram entregues no campus Taguspark do Instituto Superior Técnico os prémios de melhor design para o projeto “Máquina de Reciclar”. Este foi um projeto financiado pela Câmara Municipal de Oeiras a que o Social Innovation Lab (SILAB@Tecnico), a Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico (Junitec) e a plataforma Trash4Goods se juntaram para conceber uma máquina de reciclar inovadora. Um trabalho colaborativo e multidisciplinar que alia arte e tecnologia para alcançar um mundo mais sustentável.
Do projeto, fizeram parte as etapas de desenho técnico, construção do contentor e dos mecanismos eletrónicos e criação de um algoritmo de deteção de resíduos a inserir numa APP de gamificação para utilização dos munícipes. No final, foi necessário conceber o design exterior da máquina, através da utilização de materiais provenientes de resíduos.
Bernardo Pinto, Luís Parra, Cheila Santos, Diogo Costa, João Machado e Marco da Cunha incorporaram a equipa de desenvolvimento do contentor por parte da Junitec. Já Afonso Ravasco, da Trash4Goods integrou a equipa de desenvolvimento da aplicação. As professoras Filipa Burgo, da Faculdade de Belas Artes e Ana Carvalho do SILAB, juntamente com Luís Afonso, da Câmara Municipal de Oeiras, compunham o painel de jurados.
“Os contentores estão preparados para serem colocados no interior e no exterior. A ideia é que os munícipes sintam curiosidade sobre o objeto em si e que isso os incentive a participar na reciclagem”, salientou a professora Ana Carvalho, coordenadora do projeto.
Os prémios foram distribuídos por uma equipa composta por um estudante da Universidade Católica e Bernardo Palma, estudante de Gestão e Engenharia Industrial do Técnico (3.º lugar), uma estudante da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2.º lugar) e por Joana Shirley, estudante de Engenharia dos Materiais do Técnico (1.º lugar).
A cerimónia contou com a presença da Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico do Campus Taguspark, Professora Helena Galhardas, que parabenizou os estudantes e salientou a importância da concretização de projetos com impacto ambiental e social. Pedro Patacho, Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, reforçou a ideia, ao afirmar que “é importante trazer a ciência para a comunidade para que a comunidade se interesse por ciência, e o Instituto Superior Técnico é naturalmente um parceiro ideal”.