IST Press publica o livro “Dimensionamento de Estruturas de Edifícios e Estruturas Especiais”

A IST Press editou o livro “Dimensionamento de Estruturas de Edifícios e Estruturas Especiais”, de Pedro Martins Mendes e José J. Oliveira Pedro, n.º 66 da “Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia”.

O presente livro, em 2 volumes, tem por base os conteúdos programáticos das unidades curriculares “Dimensionamento de Estruturas” e “Estruturas Especiais” do curso de mestrado integrado em Engenharia Civil do IST, articulando-se com a experiência docente dos autores na respetiva coordenação e lecionação.
Estas unidades curriculares têm aplicação direta na atividade profissional de projeto de estruturas e funcionam como síntese das matérias de base lecionadas em unidades curriculares precedentes (designadamente em Mecânica Estrutural, Resistência de Materiais, Análise de Estruturas, Estruturas Metálicas e Estruturas de Betão).

O livro tem como público-alvo os alunos de cursos de mestrado em Engenharia Civil e de pós-graduação em Engenharia de Estruturas. Ainda que o presente livro abranja apenas parte das temáticas do dimensionamento estrutural, é expetativa dos autores que o seu conteúdo seja útil não só para a formação de alunos como também, em matérias mais específicas, para a prática profissional de engenheiros civis.

Acresce que, atualmente, nos países membros do CEN (Comité Europeu de Normalização) aplica-se ao projeto estrutural um conjunto de normas (os Eurocódigos Estruturais, EN 1990 a EN 1999) que compete à Escola transmitir numa perspetiva didática, fundamentando devidamente a sua aplicação; o livro foi escrito, também, com essa perspetiva.

O livro pode ser adquirido na loja da IST Press em istpress.tecnico.ulisboa.pt e, em breve, nas livrarias Almedina, Bertrand, Fnac e Wook.