No dia 8 de julho, realizou-se a cerimónia da quarta edição do ‘Prémio de Mérito BNP Paribas em Introdução à Matemática Financeira’, uma iniciativa que, desde 2020, distingue anualmente o melhor estudante desta unidade curricular do Departamento de Matemática.
O vencedor desta edição foi Guilherme Oliveira Dias, distinguido com um prémio monetário no valor de 1800 euros. “É bom ver o nosso trabalho reconhecido. Só posso agradecer a oportunidade”, declarou o aluno.
O evento contou com a presença de Pedro Amaral, vice-presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, que recordou o momento em que o BNP Paribas se juntou à Rede de Parceiros do Técnico em plena pandemia, destacando a importância e o simbolismo dessa aposta numa altura particularmente desafiante. “Guardo com muito carinho as empresas que confiaram em nós naquele contexto”, referiu o docente, enaltecendo também a dinâmica do Departamento de Matemática, que se tem revelado uma “casa de tecnologia e desenvolvimento”.
Em representação do BNP Paribas, Francisco de Almeida e Silva, da área de Sales Trading, destacou a relevância do talento formado nas universidades portuguesas e o papel essencial do Técnico enquanto parceiro estratégico. “O Grupo BNP Paribas tem vindo a investir em Portugal, e isso é também possível graças à qualidade dos nossos engenheiros e matemáticos”, afirmou, sublinhando que o Técnico é “uma Escola que nos oferece exatamente os perfis de que precisamos para construir ‘um novo conceito’ de integração entre tecnologia e indústria financeira”.
A cerimónia contou também com o testemunho de Vicente Lourenço, alumnus do Técnico e atualmente a trabalhar no BNP Paribas, que partilhou como surgiu a sua primeira aproximação à empresa – precisamente através das iniciativas dinamizadas na Escola. “Como engenheiros, temos uma base matemática muito sólida e só precisamos de aprender a aplicá-la aos desafios dos mercados financeiros”, explicou.
No âmbito deste prémio, o Departamento de Matemática recebeu um donativo de 1200 euros, reforçando o compromisso da iniciativa com a valorização do ensino. Carlos Caleiro, vice-Presidente do Departamento de Matemática, salientou a importância de reconhecer o mérito académico. “Mais do que uma medalha, este prémio é um passo em direção a um futuro de sucesso”, destacou.
Cláudia Philippart, docente do Departamento de Matemática, felicitou o estudante premiado e agradeceu ao BNP Paribas o apoio contínuo à iniciativa. “Senti-me verdadeiramente em casa nos escritórios do BNP Paribas, onde reencontrei tantos alumni do Técnico”, afirmou, destacando a crescente proximidade entre a Escola e o setor financeiro.
O prémio de mérito do BNP Paribas já havia destacado o trabalho de Daniel Carvalho, em 2024, de Cristiano Mendonça, em 2023, e de Armando Sobrinho Assembleia, em 2021.