Estudante do Técnico vence competição internacional de desenvolvimento de videojogos

Francisco Nicolau, aluno de Engenharia Informática e de Computadores, destacou-se na categoria de programação da “Search for a Star"

Francisco Nicolau, aluno de Engenharia Informática e de Computadores, é membro do Laboratório de Jogos do Instituto Superior Técnico e foi num dos canais de comunicação deste núcleo que se deparou com o anúncio da Search for a Star, uma competição internacional de desenvolvimento de jogos organizada pela empresa Grads in Games, e em que acabou por decidir participar. Na altura, o aluno do Técnico estava longe de imaginar que conseguiria ser um dos vencedores da competição, destacando-se da área de programação, uma das cinco categorias do desafio.  “Muitos outros estudantes participaram nesta competição e a qualidade dos projetos submetidos era bastante elevada, por isso não antecipei que fosse selecionado como finalista, muito menos acabar por vencer”, declara o estudante.

Tal como nos explica Francisco Nicolau, a Search for a Star tem como “objetivo contribuir para o início de carreira de finalistas de cursos universitários nas várias disciplinas envolvidas na atividade de desenvolvimento de jogos” e o formato da competição assemelha-se a uma Game Jam – evento em que uma pessoa ou equipa desenvolvem um jogo dentro de um intervalo de tempo pré-definido. Nesta competição em particular, os participantes tiveram dois meses para desenvolver um protótipo, partindo de um projeto com uma base comum a todos. “A intenção é que cada concorrente preserve o código existente, incorporando-o no seu jogo, e que a partir daí crie algo único que permita realçar as suas qualidades mais fortes enquanto developer”, evidencia o aluno do Técnico. Para além disto, os participantes submetem-se a uma prova técnica para validar as suas capacidades em C++, linguagem de eleição de muitos estúdios de videojogos.

No final, os participantes têm oportunidade de receber feedback e uma avaliação qualitativa dos jogos desenvolvidos feita diretamente por profissionais da indústria. “Esta apreciação é feita tendo em conta a criatividade, qualidade do código, mecânicas de jogo, qualidade da implementação das mesmas e experiência de utilizador”, conta Francisco Nicolau. Posteriormente, os 5 finalistas são convidados a participar “numa entrevista individual perante vários representantes – tech leads, studio leads ou senior engineers – de vários estúdios do Reino Unido”, como partilha o aluno do Técnico. “Esta entrevista funciona de maneira muito similar a uma entrevista de emprego típica deste tipo de empresas. Com base no desempenho de cada participante, nesta entrevista final e na avaliação do projeto em si, é escolhido um vencedor”, complementa o futuro engenheiro.

O aluno do Técnico apresentou-se na competição com um jogo experimental que invoca uma atmosfera sombria através de um gameplay cinematográfico e um diálogo naturalista, intitulado “A Bug In The System”. Revelando que uma das suas principais áreas de interesse é a Computação Gráfica, Francisco Nicolau assume que o gosto e à-vontade neste campo podem ter sido um trunfo na competição. “Acho que o meu projeto foi capaz de sobressair principalmente pela qualidade da apresentação. Penso que consegui utilizar o tempo da competição eficientemente e submeter um jogo polido e com mecânicas simples, mas robustas”, realça.

Uma paixão de infância que influenciou o presente e poderá determinar o futuro

Os videojogos sempre fizeram parte da vida de Francisco Nicolau. “Desde criança que tenho tido contacto com jogos e sempre me suscitaram interesse pela capacidade de transmitir ideias e contar histórias de uma maneira interativa e cativante que mais nenhum tipo de entretenimento é capaz de replicar”, frisa. Seria, aliás, esta paixão que lhe despertaria o gosto pela programação, que mais tarde o traria até ao curso que frequenta. “Entender como é possível reproduzir as coisas incríveis que um pedaço de Software, como um jogo, é capaz de fazer e ganhar a capacidade de usar as mesmas ferramentas para exprimir as minhas próprias ideias, foi este pensamento que me conduziu a procurar o curso de Engenharia Informática no Técnico”, revela.

Para além do “enorme privilégio que é receber feedback e ter oportunidade de fazer uma entrevista com vários profissionais na área”, a vitória nesta competição abriu novas portas ao aluno do Técnico. Depois do Search for a Star, Francisco Nicolau foi contactado diretamente por alguns dos estúdios que patrocinam o desafio e teve “a oportunidade de ser considerado para posições nos mesmos”, como o próprio partilha. “Algo que só por si, já tem grande peso, especialmente considerando o quão exigente e competitiva esta indústria pode ser”, comenta o estudante. Pela experiência, e por tudo o que resulta dela, o aluno não hesita em recomendar a qualquer pessoa que tenha interesse em fazer carreira nesta área a participar nesta competição e claro a “dar o seu melhor”.

Apesar de, neste momento, o foco ser acabar a tese de mestrado, que entregará ainda este ano, Francisco Nicolau não nega que já pensa no futuro e nas oportunidades que tem à sua espera, e não esconde a vontade que fazer desta sua paixão uma carreira.  “Sem dúvida que gostaria de trabalhar na área! Tem sido uma grande ambição para mim e também um sonho que nunca pensei ficar tão próximo de alcançar”, sublinha.