Técnico Solar Boat volta a brilhar em competição internacional

A equipa do Técnico arrecadou o prémio inovação da 7.ª edição do “Monaco Solar & Energy Boat Challenge” devido ao trabalho desenvolvido ao longo da última temporada.

Os tempos de pandemia obrigaram a que a 7.ª edição do “Monaco Solar & Energy Boat Challenge” tivesse que se realizar de forma “virtual”, mas nem assim a equipa do Técnico Solar Boat deixou de brilhar. Mantendo a assiduidade com que tem habituado a comunicado do Técnico, a equipa arrecadou o prémio inovação da competição Internacional, destacando-se por entre as onze equipas em competição.

O desafio lançado pela organização do “Monaco Solar & Energy Boat Challenge” assentava em três conceitos fundamentais e característicos da competição: inovação tecnológica, a engenharia sustentável, e espírito de equipa. A equipa do Técnico participou nas três categorias, destacando-se por ser a única em competição com dois protótipos, um movido a energia solar e outro a hidrogénio.

“Há cerca de um ano, a nossa equipa decidiu abraçar o desafio proposto pela organização da competição de construir, paralelamente ao protótipo solar, um barco movido a hidrogénio. Hoje, um ano depois, consideramos que estamos um passo mais perto de o cumprir” acrescenta João Novo, atual líder do Técnico Solar Boat. Para a equipa o desafio estará totalmente cumprido quando for possível participar fisicamente na competição. “Esta competição online permitiu por à prova os conceitos, mas ainda temos de pôr a prova o nosso produto final”, frisa João Novo.

As 11 equipas em competição tiveram que passar por um processo de apresentações e debate de ideias, tendo o Técnico Solar Boat oportunidade de discutir os novos conceitos implementados nos seus processos de trabalho, tais como: a produção de hidrogénio verde e da sua própria fuel cell, a construção do monocoque (para o barco a hidrogénio) com materiais mais sustentáveis, e o sistema de controlo dos Hydrofoils do barco solar, bem como o seu Battery Management System.

No final, o trabalho realizado pelo Técnico Solar Boat na área da mobilidade a hidrogénio destacou-se aos olhos dos jurados, e o trabalho da equipa acabou por ser galardoada como a maior inovação da competição. “Este é um resultado extraordinário e muito relevante, sendo que a competição contou com a participação de diversas equipas e empresas de diferentes países, como a Holanda, Indonésia, e Polónia”, frisa o líder do Técnico Solar Boat, enfatizando que esta conquista reflete todo o esforço e dedicação da equipa. “Tenho um orgulho inexplicável na equipa pelo crescimento demonstrado, bem como aquilo que temos conseguido atingir, não obstante, das dificuldades com que nos deparamos. Sei que este grupo de futuros engenheiros chegará muito longe, representando sempre ao mais alto nível o Instituto Superior Técnico e Portugal,” acrescenta João Novo.

Embalada por esta vitória, a equipa prepara-se para abraçar uma nova aventura durante o verão: a “Odisseia TSB”. O Técnico Solar Boat irá percorrer o país, de norte a sul, com o principal objetivo de “elevar o projeto”. “Será uma grande oportunidade para demonstrar todo o trabalho desenvolvido, dar-nos a conhecer na comunidade portuguesa, e partilhar a nossa paixão pelas energias renováveis e a engenharia”, remata o líder da equipa.